FOSTER

Acesso Aberto às Publicações Científicas e Piloto de Dados Científicos do H2020: cursos eLearning do FOSTER. Inscreva-se!

Acesso Aberto às Publicações Científicas e Piloto de Dados Científicos do H2020: cursos eLearning do FOSTER. Inscreva-se!

No âmbito do projeto FOSTER – Facilite Open Science Training for European Research vão realizar-se dois cursos e-Learning, que visam, por um lado, informar os investigadores sobre o cumprimento do mandato de Acesso Aberto do H2020 depositando as suas publicações em Acesso Aberto e, por outro, alertar para as diretrizes do piloto de dados científicos no programa H2020.

FOSTER_header-300x160Estes cursos são promovidos pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, enquanto coordenadores do projeto FOSTER, e destinam-se a investigadores, coordenadores de projetos científicos, gestores de ciência, gestores de repositórios e bibliotecários.

 

Curso: Piloto de Dados Científicos Abertos no H2020

  • De 27 de junho a 01 de julho com lições diárias em e-Learning
  • Webinar dia 01 de julho, 11h00 – 12hoo – orador: Pedro Príncipe

Curso: Acesso Aberto às Publicações Científicas do H2020

  • De 04 de julho a 08 de julho com lições diárias em e-Larning
  • Webinar dia 07 de julho, 10h00 – 11h00 – orador: Eloy Rodrigues

::INSCRIÇÕES NOS CURSOShttp://goo.gl/forms/7TsrIAHOlNB4EOTA3::

Autor: Raquel Truta

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 14 de Junho de 2016 Read More →
Workshop – A Ciência Aberta no H2020

Workshop – A Ciência Aberta no H2020

Workshop – Open Science and European Open Access policies in H2020

Realiza-se no próximo dia 26 de abril, das 9:00 às 12:00 no Centro Cultura Vila Flor em Guimarães, integrado no 5° Encontro Português de Jovens Químicos (PYCheM) e o 1° Encontro Europeu de Jovens Químicos (EYCHeM) (http://5pychem.eventos.chemistry.pt/), um workshop dedicado à Ciência Aberta e à política Open Access do programa quadro H2020.

Focado nos jovens investigadores, este workshop pretende apresentar as vantagens da Ciência Aberta no contexto atual da gestão de ciência e a forma como os financiadores potenciam esse contexto aberto, quer para as publicações, quer para os dados científicos.

Programa:

What could Open Science mean for Chemistry? – Simon Coles – University of Southampton

Open Access to Publications in H2020 – Pedro Príncipe – University of Minho

Research Data Management – Joy Davidson – Digital Curation Centre

 

Esta iniciativa promovida pelo projeto FOSTER permite-lhe participar gratuitamente no workshop, sujeito a inscrição através do correio eletrónico europychem@gmail.com para onde devem enviar o vosso nome completo.

 

pychem

 


foster
 sdum

Autor: José Carona Carvalho

Gestor de Projeto no Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Gestão dos serviços de informação, apoio e formação são as áreas de intervenção.

By 19 de Abril de 2016 Read More →
Webinars 2016 do OpenAIRE Portugal: saiba onde encontrar todas as gravações e slides

Webinars 2016 do OpenAIRE Portugal: saiba onde encontrar todas as gravações e slides

Do dia 08 de fevereiro ao dia 05 de abril de 2016 foram realizados cinco webinars que tiveram como objetivo geral apoiar a implementação da política Open Access da Comissão Europeia para o Horizonte 2020. Os webinars foram promovidos pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, enquanto Secretariado Nacional Open Access do projeto OpenAIRE, em parceria com a iniciativa nacional RCAAP e os projetos europeus FOSTER e PASTEUR4OA.

banner_webinars_openaire_projetos_2016Todos os conteúdos apresentados nos webinars previstos para o 1º semestre de 2016 estão disponíveis via site dos projetos Open Access da UMinho.

Autor: Raquel Truta

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 13 de Abril de 2016 Read More →
Open Access e Dados Abertos no Horizonte 2020 divulgados nos webinars 2016 do OpenAIRE Portugal – inscreva-se!

Open Access e Dados Abertos no Horizonte 2020 divulgados nos webinars 2016 do OpenAIRE Portugal – inscreva-se!

No âmbito dos projetos Open Access OpenAIRE, PASTEUR4OA, FOSTER e RCAAP vão realizar-se vários webinars durante o ano de 2016 que visam apoiar a implementação da política Open Access da Comissão Europeia para o Horizonte 2020.

banner_webinars_openaire_projetos_2016Estes webinars são promovidos pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, enquanto Secretariado Nacional Open Access do projeto OpenAIRE, em parceria com a iniciativa nacional RCAAP e os projetos europeus FOSTER e PASTEUR4OA, e destinam-se a investigadores, coordenadores de projetos e gestores ciência envolvidos em projetos com financiamento no quadro da Comissão Europeia ou FCT, e também a gestores de repositórios e bibliotecários.

Lista de webinars disponíveis para o 1º semestre de 2016:

  • TAXAS DE PUBLICAÇÃO – apoios para financiar taxas de publicação em Acesso Aberto nos projetos do 7º PQ
    • (9 de fevereiro, 11h00- orador: Pedro Príncipe).
    • Destinatários: investigadores, coordenadores de projetos, gestores/administradores de ciência, bibliotecários.
  • ACESSO ABERTO NO H2020 – requisitos da política de Acesso Aberto da CE no Horizonte 2020
    • (1 de março, 11h00 – orador: Eloy Rodrigues).
    • Destinatários: investigadores, coordenadores de projetos, gestores/administradores de ciência.
  • O PODER DOS REPOSITÓRIOS – como associar a informação dos projetos às publicações depositadas no RCAAP
    • (15 de março, 11h00 – oradores: Pedro Príncipe, Ricardo Saraiva, Raquel Truta, José Carvalho).
    • Destinatários: Gestores de repositórios, Bibliotecários.
  • POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSO ABERTO – da definição à monitorização
    • (22 de março, 11h00 – oradores: Clara Boavida e Eloy Rodrigues).
    • Destinatários: responsáveis institucionais e gestores de repositórios.
  • DADOS ABERTOS NO H2020 – projeto piloto dos dados abertos no Horizonte 2020
    • (5 de abril, 11h00 – orador: Pedro Príncipe).
    • Destinatários: investigadores, coordenadores de projetos, gestores/administradores de ciência e gestores de repositórios.
 :: inscrições: http://goo.gl/forms/EbP4zaFcYz ::

Webinars2016_TODOS

Autor: Pedro Príncipe

Profissional de informação, documentação e comunicação. Actualmente nos serviços de documentação da Univ. Minho como gestor de projectos Open Access - OpenAIRE e OpenAIREplus. Formador de TIC. Vive com paixão!

By 25 de Janeiro de 2016 Read More →
Visita de Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Visita de Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

No âmbito de uma visita de trabalho à Universidade do Minho,  a nova Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, acompanhada pelo Reitor (António Cunha) e Vice-Reitor (Rui Vieira de Castro) da Universidade do Minho , visitou hoje, dia 17 de dezembro de 2015, os Serviços de Documentação da Universidade do Minho tendo reunido com o Diretor dos SDUM, Eloy Rodrigues.

IMG_1285

A reunião teve como propósito conhecer de uma forma mais próxima o RepositóriUM e os projetos e atividades, no âmbito do Acesso Aberto, nos quais a Universidade do Minho tem assumido responsabilidades de coordenação científica e/ou técnica. Na reunião foi possível apresentar brevemente, e trocar algumas impressões,  sobre os projetos e atividades na área das infraestruturas (RCAAP e OpenAIRE),  da coordenação de políticas (PASTEUR4OA), da formação e sensibilização (FOSTER) e do alinhamento e cooperação internacional (COAR, Portal do Conhecimento de Cabo Verde e Repositório Insitucional da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e).

Autor: Raquel Truta

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 17 de Dezembro de 2015 Read More →
ERASMUS staff training 2015: visitas ao gabinete de projetos Open Access da UMinho

ERASMUS staff training 2015: visitas ao gabinete de projetos Open Access da UMinho

No âmbito do Programa de Mobilidade – ERASMUS staff training, o Gabinete de Projetos dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho tem vindo a acolher representantes de universidades de outros países europeus, ao longo dos anos.

Se durante os meses de março e abril recebemos colegas de Espanha, Alemanha e Japão, no passado mês de setembro a Turquia e a República Checa fizeram-se representar por Hakan Yanaz da University of Ozyegin e Josef Krupicka  da University of Pardubice respetivamente.

O foco da visita centrou-se na gestão do RepositóriUM, particularmente em questões práticas de administração e na dimensão da interoperabilidade. Os projetos Open Access em que a equipa dos Serviços de Documentação tem participado, quer a nível internacional (OpenAIRE, FOSTER e PASTEUR4OA), quer a nível nacional (RCAAP), foram também apresentados.

20150910_160024

Estes intercâmbios de informação sobre diferentes realidades de projetos desenvolvidos em contexto universitário são, inequivocamente, primordiais na disseminação do Acesso Aberto na Europa.

Autor: Raquel Truta

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 13 de Outubro de 2015 Read More →
Open Access: as primeiras visitas de 2015 aos SDUM

Open Access: as primeiras visitas de 2015 aos SDUM

Dando continuidade às visitas realizadas anteriormente ao Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação, quer por parte de colegas de universidades de outros países, quer de colaboradores dos projetos europeus, recebemos no último mês diversos colegas.

Cristal.fwNa semana de 16 a 20 de março, no âmbito do programa IACOBUS, recebemos a Cristal Martínez Pousa, da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

A equipa dos Serviços de Documentação apresentou os projetos Open Access em que tem participado, quer a nível nacional (projeto RCAAP), quer a nível internacional (OpenAIRE, FOSTER e PASTEUR4OA). Já o RepositóriUM com destaque nos workflows, política institucional, procedimentos de monitorização e estatística, foi também apresentado neste intercâmbio profissional.

Por sua vez Cristal Martínez Pousa teve a possibilidade de nos dar a conhecer a realidade do repositório da Universidade de Santiago de Compostela.

Jochen.fw

Durante este mês de abril, na sequência da co-organização e participação dos Serviços de Documentação na conferência anual COAR-SPARC visitou-nos Jochen Schirrwagen, da Universidade de Bielefeld, Alemanha, responsável pelo processo de data curation do portal OpenAIRE e da equipa das directrizes OpenAIRE.

Taro.fwEm simultâneo, recebemos Misumi Taro, Gestor  do repositório da Universidade Chiba, Japão, com o objetivo prático de se inteirar das questões práticas do RepositóriUM.

Todas as visitas acolhidas se revelam em excelentes oportunidades de troca de informação e experiências profissionais, sobre diferentes perspectivas, em prol dos desenvolvimentos do Acesso Aberto.

Autor: Raquel Truta

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 23 de Abril de 2015 Read More →
Atividade Open Access da UMinho partilhada em programas de mobilidade europeus

Atividade Open Access da UMinho partilhada em programas de mobilidade europeus

O Gabinete de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, no âmbito do programa de mobilidade LLP-Erasmus staff, tem vindo a receber ao longo dos últimos anos a visita de colegas de universidades de outros países europeus.

Estes programas representam reais oportunidades para a troca de experiências profissionais e partilha de informação sobre diferentes projetos nas instituições de ensino superior, e têm-se revelado momentos marcantes para uma melhor compreensão sobre os desenvolvimentos do Acesso Aberto na Europa.

Apresentação dos projetos OA da UMinho a Ivonne Ruijter

Apresentação de Eloy Rodrigues sobre os projetos OA da UMinho a Ivonne Ruijter

Este ano de 2014 ocorreram já três programas de mobilidade para colegas da Turquia, Holanda e Espanha, centrados essencialmente na atividade de gestão do RepositóriUM e de realização dos projetos em curso de dimensão nacional ou europeia (RCAAP, FOSTER, PASTEUR4OA e OpenAIRE).

UMinho ERASMUS, Sonmez Celik - Dogus University

Sonmez Celik da Dogus Univ. com Equipa OA dos SDUM

No passado mês de março, recebemos a visita do colega Sonmez Celik da Dogus University de Istambul para um programa focado nos Repositórios, particularmente na dimensão prática de administração e nas questões de interoperabilidade. Sonmez Celik visitou a UMinho no âmbito da colaboração com o projeto OpenAIRE, e como bibliotecário tem desempenhado um papel relevante no apoio técnico ao Secretariado Nacional de Open Access da rede OpenAIRE na Turquia  que é liderado pela Biblioteca do Izmir Institute of Technology.

UMinho Erasmus - Ivonne Ruijter

Ivonne Ruijter de Amesterdão com Equipa OA dos SDUM

No passado mês de julho tivemos oportunidade de acolher duas novas colegas para dois programas distintos. Primeiro, recebemos a colega Ivonne Ruijter de Amesterdão para um programa sobre os projetos Open Access nacionais e europeus dos SDUM e unidades de apoio aos investigadores da UMinho. Acolhemos depois a bibliotecária Elvira Aleixandre Baeza da Universitat Jaume I de Castelló em Espanha para um novo programa, igualmente para uma visão integral do Open Access na UMinho mas com um enfoque prático no RepositóriUM.

Erasmus UMinho de Elvira Aleixandre Baeja

Elvira Aleixandre Baeza da Universitat Jaume I com Pedro Príncipe, José Carvalho e Ricardo Saraiva

Autor: Pedro Príncipe

Profissional de informação, documentação e comunicação. Actualmente nos serviços de documentação da Univ. Minho como gestor de projectos Open Access - OpenAIRE e OpenAIREplus. Formador de TIC. Vive com paixão!

By 26 de Agosto de 2014 Read More →
CALL para incluir conteúdos no Website do projeto FOSTER

CALL para incluir conteúdos no Website do projeto FOSTER

No âmbito do projeto FOSTER – Facilitate Open Science Training for European Researchque é uma iniciativa que pretende apoiar diferentes intervenientes envolvidos no processo de comunicação científica, informamos toda a Comunidade que se encontra aberta uma CALL para submissão de conteúdos ao nível do Acesso Aberto, Dados Científicos e Ciência Aberta, em qualquer idioma, no website do projeto (http://www.fosteropenscience.eu/).

Esta chamada tem como finalidade a identificação e o mapeamento de conteúdos relevantes passíveis de serem referenciados no Portal de Conteúdos e utilizados em contexto de formação do FOSTER cujo objetivo será o de formar investigadores, gestores de projetos e outros beneficiários para o cumprimento das orientações do H2020.

Procura-se obter essencialmente variedade tanto ao nível temático como ao nível de formatos (textos individuais, slides, vídeos entre outros).

Consulte o texto da call no website do projeto em http://www.fosteropenscience.eu/content-for-open-science/ e o  formulário disponível em http://goo.gl/meV0EK.

Autor: Raquel Truta

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 13 de Maio de 2014 Read More →
Projeto europeu liderado pela UMinho arrancou em Guimarães para promover as práticas de Ciência Aberta pelo Espaço Europeu de Investigação

Projeto europeu liderado pela UMinho arrancou em Guimarães para promover as práticas de Ciência Aberta pelo Espaço Europeu de Investigação

Vamos trabalhar juntos para espalhar as sementes do Open Access e Open Science…” foi com esta mensagem final e mobilizadora que Eloy Rodrigues, enquanto coordenador do projeto, exortou todos os participantes do evento de arranque do projeto FOSTER – Facilitate Open Science Training for European Research.

Reunidos no Centro Avançado de Formação Pós-Graduada (CAFPG) da UMinho, em Guimarães, no dia 20 de fevereiro, os 25 membros das 13 instituições que constituem o consórcio FOSTER deram início ao projeto que tem por objetivo promover, através de formação e disseminação, o conhecimento e as práticas de Acesso Aberto, Dados Abertos e Ciência Aberta, junto de todos os participantes do Espaço Europeu de Investigação.

Para atingir este objetivo, o projeto FOSTER, que tem a duração de 24 meses, irá focar-se na integração dos princípios e práticas de acesso aberto no atual sistema de investigação e contribuir para o desenvolvimento da formação nas instituições que realizam investigação científica, de forma a manter níveis de conformidade satisfatórios com as políticas de acesso aberto no contexto do Espaço Europeu da Investigação e com as regras de participação do Horizonte 2020.

Para acompanharem os próximos desenvolvimentos do projeto podem seguir a informação via:

Twitter: @fosterscience

Hashtag: #fosteropenscience

Facebook Page: https://facebook.com/fosteropenscience

Site: http://www.fosteropenscience.eu

Autor: Pedro Príncipe

Profissional de informação, documentação e comunicação. Actualmente nos serviços de documentação da Univ. Minho como gestor de projectos Open Access - OpenAIRE e OpenAIREplus. Formador de TIC. Vive com paixão!

By 20 de Fevereiro de 2014 Read More →
UMinho protagoniza esforço europeu para a ciência aberta no Horizonte 2020

UMinho protagoniza esforço europeu para a ciência aberta no Horizonte 2020

A Universidade do Minho (UMinho) participa em dois novos projetos financiados pela Comissão Europeia (CE) que visam promover o Acesso Aberto (Open Access) e a Ciência Aberta (Open Science) de acordo com os objetivos do Horizonte 2020 (H2020), o programa-quadro de investigação e inovação, promovido pela CE que começou este ano.

As reuniões de abertura dos novos projetos, FOSTER e PASTEUR4OA, realizam-se nos dias 20 e 21 fevereiro de 2014, no Centro Avançado de Formação Pós-Graduada (CAFPG) da UMinho no campus de Couros,  em Guimarães, reunindo representantes dos cerca de 20 parceiros de ambos os projetos, que incluem algumas das mais relevantes instituições e organizações europeias no domínio do Acesso Aberto e dos Dados Abertos (Open Data).

O projeto FOSTER (www.fosteropenscience.eu), acrónimo de Facilitate Open Science Training for European Research, é uma iniciativa liderada pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e tem por objetivo promover, através de formação e disseminação, o conhecimento e as práticas de Acesso Aberto, Dados Abertos e Ciência Aberta, junto de todos os participantes do Espaço Europeu de Investigação (EEI). O FOSTER terá particular enfoque no apoio ao cumprimento das políticas e regras de participação relacionadas com o Acesso Aberto estabelecidas para o Horizonte 2020 (http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/what-horizon-2020). No âmbito do H2020, todas as publicações com financiamento europeu terão de ser depositadas em repositórios e ficar disponíveis em Acesso Aberto, com eventuais períodos de embargo a não poderem exceder os 6 ou 12 meses (para as ciências sociais e humanas).

A estratégia do FOSTER irá combinar diferentes métodos e atividades de formação, desde a formação presencial, o uso de e-learning e autoaprendizagem, tentando atingir o maior número de participantes no EEI e acomodar as diferentes necessidades e práticas de formação nos vários países e disciplinas científicas.

O FOSTER, o primeiro projeto europeu coordenado pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, terá a duração de 24 meses e poderá ser acompanhado através do seu website (www.fosteropenscience.eu) e no Twitter @fosterscience.

Quanto ao segundo projeto, PASTEUR4OA (www.pasteur4oa.eu), sigla de Open Access Policy Alignment Strategies for European Union Research, visa apoiar e incentivar o desenvolvimento de  políticas de Acesso Aberto e Dados Abertos na União Europeia de acordo com a recomendação da CE (http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:32012H0417:PT:NOT) de julho de 2012, com vista a manter um alinhamento com a política do Horizonte 2020 sobre o acesso à investigação financiada pela Comissão Europeia.

O PASTEUR4OA tem como objetivos desenvolver as estratégias e políticas de Acesso Aberto a um nível nacional, construindo uma rede de centros de especialidade em cada estado membro e países vizinhos designada por ‘Knowledge Net’ que envolva decisores políticos, financiadores e instituições que realizam investigação. O projeto PASTEUR4OA terá a duração de 36 meses, integra 15 parceiros, entre os quais a Universidade do Minho, e é coordenado pelo EKT/NHRF (Grécia).

Para mais informações sobre estes projetos, contactar os Serviços de Documentação da Universidade do Minho: Eloy Rodrigues | telefone: 253604150 | email openaccess@sdum.uminho.pt)

Autor: Eloy Rodrigues

Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho

By 19 de Fevereiro de 2014 Read More →
FOSTER and PASTEUR4OA Kick-off meetings

FOSTER and PASTEUR4OA Kick-off meetings

The University of Minho, consortium member of  FOSTER Project and PASTEUR4OA Project, is pleased to host the jointly organized Kick-off Meetings of both projects. The event will take place at Centro Avançado de Formação Pós-Graduada, in Guimarães, Portugal, from 20 to 21 February 2014.

Considering the complementarities and needed collaboration between them, and the fact  that some partners participate in both projects, jointly organizing the  kick-off meetings of FOSTER and PASTEUR4OA projects, was a natural decision.

The purpose of these meetings is to officially start up the projects,  and also establish a common understanding of goals, work to be carried out by each partner, outline the difficulties envisaged, and possible resolution procedures.

FOSTER (http://www.fosteropenscience.eu) is the acronym of Fostering Open Science Training for European Research. It is a coordination initiative that aims to support different stakeholders, especially young researchers, in adopting open access in the context of the European Research Area (ERA) and in complying with the open access policies and rules of participation set out for Horizon 2020 (H2020).

PASTEUR4OA (http://www.pasteur4oa.eu) Open Access Policy Alignment Strategies for European Union Research aims to support the European Commission’s Recommendation to Member States of July 2012 that they develop and implement policies to ensure Open Access to all outputs from publicly-funded research.


about | venue | accommodation | travel | city of Guimarães | contact

Autor: Clara Parente Boavida

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. A desempenhar funções como Open Access Advisor desde 2009.

By 10 de Dezembro de 2013 Read More →