Uma semana onde se promoveu o Open Access na UMinho e no Mundo

. 26 de Outubro de 2013

Chega ao fim mais uma semana do acesso aberto, onde se vem promovendo o livre acesso ao conhecimento científico e educativo através da dinamização de iniciativas de dimensão local mas integradas num movimento global á escala mundial – www.openaccessweek.org.

Em Portugal foram várias as iniciativas integradas na Open Access Week 2013 (de 21 a 27 de outubro), realizadas em diversas instituições de investigação e ensino superior e muito bem representadas no site nacional www.acessolivre.pt/semana.

Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho, através da sua equipa de projetos Open Access, assinalaram a Semana Internacional do Acesso Aberto com duas iniciativas: a primeira, foi a mostra dos “Projetos Open Access nacionais e europeus com participação da Universidade do Minho” que esteve patente na Biblioteca Geral da UM em Braga e na B-in no Campus de Azurém em Guimarães; e a segunda, a organização de um conjunto de 4 webinars para dar a conhecer os recentes desenvolvimentos do movimento pelo Acesso Aberto e fornecer informação relevante sobre projetos nacionais e europeus neste domínio.

Os quatro seminários online e gratuitos foram realizados nos dias 22, 23, 24 e 25 de outubro, sempre às 11h00, e contaram com 93 participantes e com os oradores: Eloy Rodrigues, Clara Boavida, João Moreira, José Carvalho e Pedro Príncipe. Para consulta dos interessados ficam aqui disponibilizadas as gravações e apresentações realizadas:

Todas estas iniciativas assinalaram também o início das comemorações do 10º Aniversário do RepositóriUM – Repositório Institucional da Universidade do Minho – que culminará com uma sessão pública, no próximo dia 20 de novembro, de apresentação do livro “Uma década de Acesso Aberto na UMinho e no Mundo”.

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, interoperabilidade, políticas, repositórios

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.