Participação da UMinho na “Open Accessi Nädal 2013” em Tartu, Estónia

. 1 de Novembro de 2013

Participámos no passado dia dia 25 de outubro na “Open Accessi Nädal” (Open Access Week) 2013 na Universidade de Tartu, Estónia. Esta representação surgiu na sequência de um convite ao gabinete de projetos Open Access dos Serviços de Documentação (SDUM) para proferir uma comunicação no seminário Research Information – and Data – open mindset, new opportunities sobre o RepositóriUM e focalizada na política de Acesso Aberto da Universidade do Minho.

Foto: Henri Kirs/Tartu Ülikool

Durante o seminário e no âmbito da referida comunicação, foram apresentados os contornos da Politica de Acesso Aberto da Universidade do Minho e os seus resultados, bem como um pouco sobre a história e atividades do repositório institucional da UM desde a sua génese.

Foto: Henri Kirs/Tartu Ülikool

Neste evento houve ainda oportunidade para participar num painel de discussão para refletir sobre alguns dos seguintes tópicos:

• Quais são as posições da Comissão Europeia (CE) e do financiador de ciência Estoniano relativamente ao Acesso Aberto?
  • Como é representado o Acesso Aberto em documentos da CE?
  • De que forma diferentes universidades desenvolveram as suas políticas de Acesso Aberto e que efeito tiveram?
  • Porque e como devemos tornar os dados de investigação (research data) abertos?
  • Quais são as posições do financiador Estoniano de ciência sobre dados abertos (open data)?
  • Como funcionam atualmente bases de dados abertas?

Estamos certos que esta representação contribuiu para um intercâmbio de experiências e saberes, bem como para aquilatar formas de cooperação entre os participante e respetivas organizações.

Aitäh!

Tags: , , ,

Categorias: blogue & notícias, institucional, internacional, nacional, repositórios, RepositoriUM

Gestor do RepositóriUM - repositório institucional da Universidade do Minho.