Conferência Europeia do Projeto MedOANet

. 1 de Novembro de 2013

Decorreu nos dias 17 e 18 de outubro de 2013, em Atenas, a conferência final do MedOANet organizada pelo coordenador do projeto (EKT/NHRF).

O foco do projeto MedOANET, durante os dois da sua duração, foi a definição e implementação de políticas de acesso aberto coordenadas em seis países do Mediterrâneo: Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia e Turquia.

Neste evento pretendeu-se apresentar os resultados do projeto situando-os num contexto mais amplo à escala Europeia. A conferência iniciou-se com uma mensagem vídeo da Comissária Europeia para a Investigação, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn, que afirmou a importância do projeto MedOANet na coordenação de políticas de acesso aberto.

A conferência do MedOANET proporcionou um fórum de discussão sobre as melhores práticas na implementação e definição de políticas de acesso aberto na Europa, quer por instituições que realizam investigação científica, quer por financiadores de ciência. O evento possibiliotu também com uma discussão sobre o papel do acesso aberto no âmbito do Espaço Europeu da Investigação por representantes da Comissão Europeia e outros importantes atores envolvidos na implementação do Espaço Europeu da Investigação, como a European University Association, a League of European Research Universities e Science Europe.

Relativamente à participação portuguesa, estiveram presentes quatro pessoas (dois membros da equipa da UMinho que participa no projeto, e dois membros do grupo de trabalho nacional português do MedOANet), que realizaram três apresentações. Vasco Vaz, do Departamento da Sociedade da Informação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, contextualizou as iniciativas e a corrente situação do acesso aberto em Portugal e apresentou a proposta de políticas de acesso aberto da FCT. Eloy Rodrigues, dos Servições de Documentação da Universidade do Minho, descreveu o processo de implementação e monitorização do mandato de acesso aberto da Universidade do Minho e informou sobre o novo projeto europeu coordenado pelos SDUM – FOSTER (Facilitate Open Science for European Research).

As apresentações estão acessíveis no website do evento em: http://openaccess.gr/conferences/conference2013/programme.dot

Resumo da conferência realizado por Lluís Anglada disponível em: http://www.ub.edu/blokdebid/ca/content/politicas-de-acesso-aberto-nos-paises-do-sul-da-europa

Categorias: MedOAnet, políticas, sobre os projetos