Exposição: Uma Década de Acesso Aberto na UMinho

. 21 de Novembro de 2013

Criado em 2003, no seio da iniciativa e-UM (Campus Virtual – Universidade do Minho), o Repositório Institucional da Universidade do Minho – RepositóriUM – reúne presentemente mais de 24.500 documentos e acaba de atingir outro marco significativo na sua história – ultrapassou os 10.000.000 downloads, dos quais mais de 1.904.000 somente em 2013, oriundos de 235 países e territórios de todo o mundo.

Para assinalar o décimo aniversário do RepositóriUM os Serviços de Documentação organizaram a exposição ‘Uma década de Acesso Aberto na UMinho’ que dá a conhecer um pouco da história do RepositóriUM e do seu impacto, dentro e fora da UMinho.

Os marcos mais significativos estão ilustrados na Timeline Open Access UMinho, ponto 1 da exposição, e representam atividades e iniciativas que contribuíram para o desenvolvimento e consolidação do RepositóriUM e do Acesso Aberto no contexto nacional e internacional.

A exposição comemorativa dos 10 anos do RepositóriUM foi inspirada na Timeline e organizada em 10 seções que reúnem um conjunto de objetos, folhetos informativos, documentos oficiais e outros recursos ilustrativos dos acontecimentos mais relevantes.

O livreto da exposição está disponível para consulta.

Tags: , , ,

Categorias: blogue & notícias, nacional, RepositoriUM, sobre os projetos