By 19 de Dezembro de 2013 Read More →

DSpace 4.0 já disponível

A partir de hoje podem já descarregar a nova versão do DSpace, a 4.0.

As principais novidades são:
API Rest – Permite a consulta da informação contida no repositório (comunidades, coleções, registos) a partir de outros sistemas.
Request Copy – Esta funcionalidade foi incluída com base no addon Request Copy desenvolvido na Universidade do Minho e foi mais uma contribuição portuguesa para a aplicação DSpace.
Suporte para DOI – Sendo a utilização de identificadores persistentes uma boa prática na disseminação da produção científica, o DSpace tem agora suporte para o DOI (muito usado no contexto das revistas), além do já existente sistema Handle.

Além destas novidades, possui ainda atualizações ao suporte para a segunda versão do protocolo SWORD, melhorias na autenticação LDAP, na geração de miniaturas dos ficheiros, assim como melhorias na integração com o Google Scholar.

Ao nível da versão JSPUI, interface mais utilizado em Portugal, existe numa nova interface baseada no Bootstrap (ver outro post sobre o novo interface), assim como a possibilidade de ver os metadados de um registo na PubMed, Arxiv ou CrossRef.