Webometrics Ranking (Edição Janeiro de 2014)

. 13 de Fevereiro de 2014

Foi dada a conhecer a última edição do Webometrics Ranking, com base em dados recolhidos durante os primeiros dias de janeiro de 2014, disponibilizando rankings que contemplam informação de instituições de ensino superior de todo o mundo (agora mais de 22.000!), classificadas de acordo com seu desempenho termos académicos/investigação, prestígio, visibilidade internacional, bem como, o seu compromisso relativamente a políticas de Acesso Aberto à sua produção científica.

Ranking Web of Repositories

Nesta edição do Ranking Web of Repositories a análise baseou em mais de 1.746 repositórios a nível mundial, sendo que a listagem é liderada por repositórios temáticos e o top 5 composto por: Arxiv.org e-Print Archive; Social Science Research NetworkSmithsonian/NASA Astrophysics Data System, Europe PubMed CentralResearch Papers in Economics.

Neste top mundial, em termos nacionais será de salientar a prestação do RepositóriUM, repositório institucional da Universidade do Minho, que continua o repositório português melhor posicionado, ocupando nesta edição a 28ª posição em termos mundiais absolutos! Contudo, considerando apenas repositórios institucionais, ou seja, excluindo repositórios temáticos, que ocupam os primeiros lugares por congregar publicações de milhares de autores de múltiplas instituições, o RepositóriUM ocupa o 19º lugar em termos mundiais, o 13º em termos europeus.

No contexto nacional será também de realçar globalmente a boa prestação dos repositórios portugueses, destacamos nesta edição o top 10 composto por:

Recorde-se que este ranking produzido pelo Centro Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) visa medir o impacto e a visibilidade das universidades na Web e apresenta os seus resultados com base em quatro indicadores: Presença, que mede o volume de informação publicada na web; Impacto, construído a partir dos links recebidos de terceiros; Abertura, a contagem do número de documentos que estão disponíveis a partir de repositórios científicos e Excelência, que inclui apenas os artigos de qualidade e que estão entre os 10% mais citados dentro cada disciplina.

Por fim, para além do ranking dos repositórios, no portal Webometrics poderemos ainda encontrar outros rankings relativos a Universidades (11.992),  Centros de investigação (7.761), Hospitais (11.997) e Escolas de Economia e gestão (1268).

Para informações mais detalhadas, poderá consultar o portal Webometrics: http://repositories.webometrics.info

Categorias: blogue & notícias, institucional, repositórios, RepositoriUM, temático

Gestor do RepositóriUM - repositório institucional da Universidade do Minho.