Rede RCAAP reuniu-se em Évora para mostrar o reforço dos recursos que disponibiliza e do papel que desempenha no sistema científico Português

. 17 de Fevereiro de 2014

Decorreu no passado dia 6 de fevereiro na Universidade de Évora, no âmbito das Jornadas da FCCN, a primeira reunião geral do projeto RCAAP do ano de 2014. Este primeiro encontro dos responsáveis e gestores dos sistemas de repositórios e publicações que integram a rede RCAAP, foi o momento para apresentação do relatório de atividades de 2013 e de discussão do plano de atividades para o corrente ano.

Relativamente ao relatório de atividades, mereceu relevante destaque o substancial reforço dos recursos e conteúdos disponíveis na rede RCAAP, resultando: 1) do aumento em 100% das comunidades integrantes do Repositório Comum; 2) da aceitação de 9 novas revistas das 13 que se candidataram em 2013 para o Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC); da inclusão de dois novos repositórios no serviço de alojamento de repositórios institucionais (SARI); da agregação de mais 3 repositórios institucionais e 16 revistas no Portal RCAAP.

Na agenda desta reunião, foram ainda abordados três outros temas que mereceram particular atenção dos presentes: Depósito Legal de Teses e Dissertações; Política de Acesso Aberto da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e  Diretrizes Open Access no Horizonte 2020.

Relativamente ao depósito legal de teses e dissertações, decorrente do decreto-lei 115/2013, foi apresentada a portaria provisória que suporta esse decreto. Esta portaria inclui três elementos envolvidos nos processos, a instituição que atribui o grau, a DGEEC e o RCAAP através da sua rede de repositórios. Este processo irá efetuar-se em 3 momentos: 1º Registo no sistema RENATES, 2º Depósito no repositório (após aprovação do trabalho), 3º Fecho do trabalho no RENATES. Como resultado de um intenso e profícuo debate a equipa de coordenação do projeto RCAAP assegurou que para os repositórios do SARI as condições técnicas para o cumprimento do depósito legal estariam asseguradas.

No âmbito das políticas dos financiadores de ciência referidas, Vasco Vaz da FCT, apresentou a proposta de Políticas de Acesso Aberto da FCT (em vias de aprovação), já com a inclusão dos resultados da consulta pública realizada em 2013, clarificando o objeto das orientações em causa: “Conteúdos de publicações científicas sujeitas a arbitragem por pares que incluam resultados de I&D financiados total ou parcialmente pela FCT – Qualquer tipo de publicação incluindo: artigos publicados em revistas; proceedings e publicações resultantes de conferências; livros; teses de doutoramento desde que contenham resultados de I&D financiados total ou parcialmente pela FCT”.

No que concerne às orientações Open Access no programa-quadro Horizonte 2020, Pedro Príncipe e Eloy Rodrigues esclareceram o objeto e as especificações das diretrizes da Comissão Europeia para os resultados dos projetos financiados no âmbito do H2020, destacando ainda o papel dos Gestores de Repositórios Institucionais no apoio aos investigadores e coordenadores dos projetos (mais informação sobre esta apresentação pode ser consultada no artigo deste site “Open Access no Horizonte 2020 – apresentação sobre acesso aberto aos resultados dos projetos com financiamento da Comissão Europeia”).

Para os planos de trabalho futuro, ficaram descritos importantes investimentos no domínio dos dados científicos – com o desenvolvimento de um projeto piloto junto de duas comunidades científicas e que utilizará a plataforma CKAN e a disponibilização até ao final do ano de um kit de dados científicos para apoiar a rede de instituições RCAAP. Foram igualmente descritas as próximas tarefas a desenvolver para a Auditoria e Preservação Digital, que visam contribuir para a melhoria qualitativa da gestão dos repositórios da rede RCAAP, e que a disponibilização brevemente de um novo validador RCAAP será importante contributo.

Por último e não menos relevante, referir as apresentações dos grupos de trabalho – que iniciaram funções em 2013 e que são importantes contributos para o desenvolvimento de uma comunidade participante ativa e critica na rede RCAAP – particularmente os relatórios de atividades e planos apresentados pelo grupo das métricas e da disseminação.

Mais informação pode ser consultada no site do projeto em http://projeto.rcaap.pt e no blog em http://blog.rcaap.pt.


Tags: ,

Categorias: nacional, RCAAP, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.