By 25 de Julho de 2014 Read More →

Verifique a visibilidade do seu repositório!

Neste contexto digital de gestão da informação científica é fundamental garantir que a presença na web está otimizada para que os utilizadores encontrem realmente aquilo que procuram.

No contexto dos repositórios de informação científica, as maiores fontes de tráfego continuam a ser os motores de pesquisa como o Google Scholar que identificam, organizam e disponibilizam para pesquisa os conteúdos dos repositórios. Contudo, para que tudo isto funcione é necessário que os repositórios, assim como outros recursos na internet, tenham em atenção alguns aspetos básicos de SEO (Search Engine Optimization).

Cientes da problemática, o DuraSpace, Google Scholar e a @mire desenvolveram e apresentaram na conferência “Open Repositories 2014” uma pequena ferramenta gratuita “DSpace SEO analysis” que pretende analisar rapidamente o seu repositório e identificar eventuais falhas.

DSpace_SEO

Esta análise ao repositório baseia-se no ficheiro “robots.txt” que possui um conjunto de regras com base nessa informação poderá imediatamente ter acesso a um pequeno relatório. Se desejar mais informações deverá solicitar através de email que deve ter o mesmo domínio do endereço do repositório.

Estão previstas mais funcionalidades de futuro, mas para já verifique o seu repositório!

Autor: José Carona Carvalho

Gestor de Projeto no Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Gestão dos serviços de informação, apoio e formação são as áreas de intervenção.

Comments are closed.