By 4 de Agosto de 2014 Read More →

O Portal do Conhecimento de Cabo Verde

Resultante de um protocolo de colaboração entre a Universidade do Minho e o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde (MESCI), o Portal do Conhecimento reúne a produção científica de um conjunto alargado de instituições assim como um acervo bibliográfico de documentos governamentais e históricos sobre Cabo Verde.

Coube ao Gabinete de Projetos Open Access o desenvolvimento do Portal no qual foi adotado um conceito misto de biblioteca digital e de repositório científico. Esta abordagem obrigou à utilização de dois esquemas de metadados distintos, permitindo a separação clara destas duas tipologias de documentos e a adoção das diretrizes DRIVER para os conteúdos científicos.

No levantamento dos recursos disponíveis para integrar o Portal do Conhecimento, existia já o Repositório da Universidade Jean Piaget que foi automaticamente integrado no Portal, permitindo-lhe independência total dos seus conteúdos. Os restantes conteúdos são submetidos automaticamente no Portal pelas respetivas comunidades.

cabo_verde_screenshot

Iniciado em março de 2012, o Portal do Conhecimento conta, dois anos depois, com 581 registos da biblioteca digital e 1638 trabalhos científicos.

Na biblioteca digital existem diversos documentos sobre Cabo Verde assim como equivalências de teses e dissertações.

Ao nível dos trabalhos científicos desenvolvidos em instituições de Cabo Verde, conta principalmente com teses e dissertações, cerca de 60% dos documentos, sendo que cerca de 90% estão disponíveis em língua portuguesa.

O Portal do Conhecimento de Cabo Verde é mais uma iniciativa que contribui para a disponibilização em acesso aberto da produção científica em língua portuguesa!

Autor: José Carona Carvalho

Gestor de Projeto no Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Gestão dos serviços de informação, apoio e formação são as áreas de intervenção.

Comments are closed.