Acesso Aberto no Horizonte 2020 e infraestrutura OpenAIRE apresentados no 2º Congresso Nacional de Comunicação de Ciência

. 29 de Julho de 2014

Os Serviços de Documentação da UMinho, enquanto secretariado Nacional Open Access do projeto OpenAIREplus, estiveram presentes na última conferência SciCom Pt 2014 realizada no passado mês de junho na Reitoria da Universidade do Porto.
SciComPt2014

foto2 O Acesso Aberto como prática padrão de disseminação da investigação com financiamento público foi o mote para explicar as orientações Open Access da Comissão Europeia no programa-quadro Horizonte 2020 e para apresentar a infraestrutura OpenAIRE.

A comunicação de Pedro Príncipe abordou os desenvolvimentos recentes das políticas de Acesso Aberto à informação científica no âmbito do 7º programa-quadro e do Horizonte 2020, apresentando a infraestrutura OpenAIRE e o seu contributo para a realização destas políticas europeias. Devidamente enquadrado pelo tema da Conferência (o papel da comunicação de ciência no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional) procurou-se também identificar os contributos do Acesso Aberto para o desenvolvimento nacional e internacional, com destaque para a realidade nas comunidades de língua portuguesa.

Destaca-se a significativa qualidade global deste 2.º Congresso Nacional de Comunicação de Ciência, que reune uma comunidade profissional e académica diversificada que por diferentes meios e formas promove a comunicação da ciência que se produz em Portugal.

 

 

Tags: , ,

Categorias: OpenAIREplus, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.