Novo portal OpenAIRE disponibiliza mais de 8 milhões de publicações Open Access e agrega 35 repositórios portugueses

. 30 de Julho de 2014

Foi recentemente disponibilizada a nova versão do Portal OpenAIRE, a infraestrutura de Acesso Aberto para a Investigação na Europa – www.openaire.eu. O OpenAIRE é hoje um sistema integrado de informação científica em acesso aberto, que identifica, liga e agrega publicações e conjuntos de dados científicos resultantes de projetos financiados pela Comissão Europeia (CE).

portal_openaireO portal OpenAIRE inclui ainda informação de todos os projetos do 7º programa-quadro, das organizações de investigação e inovação que participam em projetos financiados pela CE ou que possuem repositórios agregados pelo sistema. É um sistema integrado que faculta ainda informação estatística, de autores das publicações, e das fontes dos dados agregados.

Esta nova versão, disponibilizada no final do passado mês de abril, agrega agora todas as publicações Open Access dos repositórios com compatibilidade DRIVER e OpenAIRE, ampliando para mais de 8 milhões as publicações disponibilizadas. Adicionalmente oferece serviços com base na identificação de conteúdos resultantes de financiamento da Comissão Europeia no âmbito do 7º PQ (consequência de uma ação piloto do projeto OpenAIREplus estão também identificadas publicações da fundação Welcome Trust enquanto financiador mundial de ciência).

Openaire_infraestruturaEstão agora agregados mais de 460 repositórios de publicações e dados, num portal que faculta mais informações e outros serviços, como:

  • sistema de identificação de instituições, repositórios e ligação de publicações a projetos,
  • serviços de helpdesk a investigadores, gestores de repositórios e coordenadores de projetos,
  • informação genérica sobre Open Access e específica sobre os requisitos das políticas de Acesso Aberto da Comissão Europeia,
  • rede de contactos de apoio em todos os Estados-Membro da União Europeia,
  • e informação de suporte, guias e tutoriais para as instituições de ciência.

A rede de repositórios que constitui a infraestrutura OpenAIRE integra atualmente 35 repositórios de Portugal, num total de 152202 publicações agregadas e 331 já identificadas como resultados de projetos com financiamento da Comissão Europeia no âmbito do 7ºPQ.

Portugal_Portal_OpenAIRE

Esta infraestrutura resulta dos desenvolvimentos no âmbito dos projetos OpenAIRE e OpenAIREplus desde dezembro de 2009 até ao presente. Genericamente estes dois projetos, com participação dos Serviços de Documentaçãoda Universidade do Minho, visaram apoiar a implementação do Open Access na Europa, fornecendo os meios para promover e realizar a adoção generalizada das Políticas de Open Access no espaço da União Europeia, conforme estabelecido no projeto piloto Open Access da Comissão Europeia (CE) para o 7º programa quadro, orientações para o Open Access do Conselho Europeu de Investigação e diretrizes de Acesso Aberto no Horizonte 2020.

Tags: ,

Categorias: sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.