Política de Acesso Aberto da FCT entrou em vigor a 5 de maio de 2014

. 2 de Junho de 2014

Em linha com as orientações preconizadas por agências públicas de financiamento da ciência, nomeadamente com as recomendações da Comissão Europeia e os requisitos Open Access no Horizonte 2020, a FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia adotou no passado mês de maio as políticas sobre Acesso Aberto a Publicações Científicas e disponibilização de dados resultantes de projetos de I&D financiados.

A política de obrigatoriedade de disponibilização em Acesso Aberto das publicações científicas aplica-se aos resultados dos projetos de I&D total ou parcialmente financiados pela FCT, no âmbito de concursos abertos a partir de 5 de maio de 2014, requerendo-se que  os investigadores  disponibilizem as suas publicações científicas  num repositório da rede RCAAP em acesso aberto tão cedo quanto possível, e sendo também encorajados a disponibilizar as suas publicações científicas anteriores. Adicionalmente, entrou também em vigor no dia 5 de maio a política que encoraja à disponibilização de dados científicos e outros resultados de investigação financiada pela FCT.
fct_logo

logo2_openaccessNo seu essencial, a política sobre Acesso Aberto a publicações científicas resultantes de investigação financiada pela FCT determina que as publicações de resultados científicos, que sejam sujeitas a revisão por pares ou outra forma de revisão científica, devem ser depositadas num dos repositórios integrantes da rede do RCAAP logo que possível, de preferência por altura da aceitação da publicação. O acesso aberto ao texto integral das publicações deve ser permitido logo que possível, de preferência desde o momento da publicação ou depósito, mas admitem-se períodos de embargo variáveis de acordo com o tipo de publicação ou áreas disciplinar. A política aplica-se a artigos em revistas científicas, proceedings de conferencias, posters, livros e capítulos de livros, monografias e teses de Mestrado e de Doutoramento. O financiamento da FCT engloba projetos de I&D, bolsas e contratos de emprego científico.

A política sobre a disponibilização de dados e outros resultados de investigação científica financiada pela FCT encoraja os investigadores a partilharem resultados primários e outros dados com a comunidade científica, colocando-os em bases de dados de acesso aberto (como a Genbank, por exemplo), logo que possível. Também neste caso, o financiamento da FCT engloba projetos de I&D, bolsas e contratos de emprego científico.

O texto completo de ambas as políticas está disponível nas seguintes ligações:

Fonte: https://www.fct.pt/dsi/eciencia/index.phtml.pt
fct_openaccess

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, nacional, políticas

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.