Semana Internacional do Acesso Aberto 2014

. 17 de Outubro de 2014

A Universidade do Minho (UMinho) associa-se às instituições que a nível mundial promovem a Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week) entre os dias 20 e 26 de Outubro. No conjunto de iniciativas previstas na UMinho, destaque para a participação de membros da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da UMinho (SDUM) em vários webinars sob a égide do projeto OpenAIRE – Infraestrutura de Acesso Aberto para a Investigação na Europa.

O primeiro webinar será dedicado ao serviços do Portal OpenAIRE no dia 20 de outubro (segunda-feira às 14H00), seguindo-se na terça-feira um sobre o piloto de dados abertos do Horizonte 2020 (H2020) – Horizon 2020 Open Research Data Pilot (14H00) e na quarta-feira outro sobre a adoção e implementação das políticas de Open Access no quadro do H2020 – Horizon 2020 Open Access to Publications Mandate (14H00). Toda a Informação dos webinars pode ser consultada em: http://www.openaire.eu/news/news-events/oaw14-openaireplus-webinar e as inscrições podem ser feitas em: http://tinyurl.com/ktrgqhj.

OpenAIRE_OAW2014_webinar3

Estas sessões são particularmente dirigidas aos investigadores envolvidos em projetos financiados pela Comissão Europeia no âmbito do 7º programa-quadro ou Horizonte 2020 e que têm que cumprir os requisitos de Acesso Aberto previstos nestes programas.

Para além destas ações, a Open Access Week será assinalada na UMinho com diversas iniciativas de divulgação e promoção, através do RepositóriUM e outros sites geridos pelos SDUM, da dinamização de redes sociais, da afixação de cartazes  e da utilização de t-shirts alusivas à semana pelo staff das bibliotecas da UMinho.

uminho_oaw2014Recorde-se que a Semana Internacional do Acesso Aberto constitui um evento global que pretende promover a divulgação de iniciativas e projetos no domínio do Acesso Aberto e a “Open Access Week 2014” será dinamizada por algumas centenas de instituições, grupos e associações vários países, com iniciativas programadas no decurso da semana. A informação relativa ao evento internacional está disponível no sítio www.openaccessweek.org.

Em Portugal, a Semana Internacional do Acesso Aberto tem a adesão de Universidades, Institutos Politécnicos e Centros de Investigação que reconhecem no Acesso Aberto uma condição necessária para que o sistema de comunicação científica promova a eficiência e o progresso científico. Toda a informação das atividades em Portugal, onde se inclui o calendário de ações a realizar e as instituições aderentes, pode ser encontrada em www.acessolivre.pt/semana.

Para mais informações sobre o evento contactar: openaccess@sdum.uminho.pt ou tel. 253604155.

Tags: ,

Categorias: blogue & notícias, institucional, internacional, nacional

Gestor do RepositóriUM - repositório institucional da Universidade do Minho.