Reunião anual do Grupo de Trabalho Nacional sobre Acesso Aberto

. 14 de Julho de 2015

A reunião anual do Grupo de Trabalho Nacional sobre Acesso Aberto realizou-se no passado dia 2 de julho de 2015, na Universidade de Aveiro, integrada na reunião geral do projeto RCAAP.

Estiveram presentes representantes de instituições que realizam investigação científica em Portugal, assim como de financiadores de ciência.

A reunião teve início com a apresentação dos novos membros do Grupo de Trabalho seguindo-se as informações gerais sobre os mais recentes desenvolvimentos do Acesso Aberto, em termos de novas políticas de AA, documentos relevantes e eventos por Eloy Rodrigues.

Informação do Projeto PASTEUR4OA

ER fez o enquadramento do Projeto PASTEUR4OA à Comunidade presente, referindo os parceiros envolvidos e o conceito do projeto, que pretende capitalizar os recentes progressos no âmbito do desenvolvimento de políticas, redes existentes e trabalho de outros projetos, com o propósito de incentivar o desenvolvimento de políticas alinhadas com as recomendações da CE e do Horizonte 2020, assim como criar uma rede de organizações especializadas em toda a Europa (Knowledge Net).

Depois de uma breve introdução ao estudo sobre Políticas de Acesso Aberto no ROARMAP, ER informou os presentes que a Universidade do Minho, em colaboração com a FECYT em Espanha e com o Politecnico di Torino em Itália, está a organizar dois eventos regionais direcionados para os financiadores de ciência, a 28 de setembro de 2015 em Madrid, e em fevereiro de 2016 para as instituições que realizam investigação científica.

Implementação da Política de Acesso Aberto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Vasco Vaz fez uma atualização de como se pretende implementar a política de acesso aberto da FCT, quer ao nível da política aprovada, (depósito, formas de publicação aceites, elegibilidade de custos e fundamentos estratégicos), quer ao nível da implementação (alteração da conjuntura externa, situação da conjuntura interna, fase de implementação, modelo de apoio ao utilizador, FAQ’s, etc.).

As apresentações estão disponíveis aqui.

reuniao task force_aveiro

Tags: