Gravação e slides do webinar sobre Identificação de projetos financiados nas publicações depositadas nos repositórios da rede RCAAP

. 30 de Setembro de 2015

A Universidade do Minho, enquanto secretariado nacional de Acesso Aberto da infraestrutura OpenAIRE, levou a cabo dois webinars, nos dias 15 e 22 de setembro, para gestores de repositórios sobre como associar a informação dos projetos financiados às publicações depositadas nos repositórios da rede RCAAP.

Estes webinars configuraram-se como uma boa oportunidade para preparar os gestores de repositórios para corresponderem aos desafios que se apresentam aos repositórios, enquanto sistemas de informação científica centrais no processo de cumprimento dos mandatos de Acesso Aberto dos principais financiadores nacionais e europeus.

Partindo dos casos de projetos com financiamento do 7º Programa-Quadro e Horizonte 2020 da Comissão Europeia (CE), e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), foi possível fazer compreender o processo e ver demonstrações práticas de como identificar os projetos financiados nos registos das publicações depositadas nos repositórios do RCAAP.

Pedro Príncipe, abordou os requisitos técnicos das diretrizes OpenAIRE para associar publicações a projetos, clarificando quais os metadados a ter em conta e como obter a informação dos projetos da CE e FCT. Ricardo Saraiva, demonstrou no RepositóriUM como os autores podem identificar os projetos no processo de depósito e como é gerida a validação dos metadados e o enriquecimento dos registos do repositório com a informação dos proejtos. A Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança serviu igualmente de caso prático, em que Clarisse Pais pode demonstrar como obtém a informação dos projetos da sua instituição para registar nas publicações que são resultados de projetos financiados. Por último, José Carvalho destacou o trabalho já feito no Repositório Comum de associação de publicações a projetos da FCT com base na informação disponibilizada no Portal OpenAIRE, apresentando ainda os desenvolvimentos em curso no portal RCAAP para corresponder aos requisitos Open Access da FCT.

webinar22set_openaire-rcaap

Este webinar serviu ainda para se apresentar mais em pormenor o trabalho desenvolvido no âmbito do OpenAIRE com a integração dos dados dos projetos financiados pela FCT na infraestrutura OpenAIRE. Essa informação pode ser obtida no portal consultando:

O conteúdo dos webinars pode ser acedido a partir da visualização da gravação do webinar ou da consulta dos slides aí apresentados.

Gravação: sessão 22 de setembro.

Slides: slideshare | PDF

Tags: , , , , ,

Categorias: nacional, recursos & referência, vídeos & apresentações

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.