Reunião de Financiadores de Ciência em Madrid

. 14 de Outubro de 2015

Decorreu no dia 28 de setembro de 2015, em Madrid, o primeiro de dez workshops regionais organizados no âmbito do projeto PASTEUR4OA. O evento teve como público-alvo financiadores de ciência de países da região SW da Europa que inclui Portugal, Espanha, Malta e Itália.

bunner_regional-event_madrid

O encontro foi organizado pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho em parceira com a FECYT – Fundación Española para la Ciencia y la Tecnología e contou com 20 participantes, entre os quais representantes da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal, do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) e do Ministerio de Economía y Competitividad (MINECO) de Espanha, do Malta Council for Science and Technology (MCST) e do National Research Council (CNR) de Itália.

Para além de um conjunto de apresentações sobre Políticas de Acesso Aberto realizadas durante a manhã, foram reportados os últimos progressos de cada país em termos de desenvolvimento e implementação de políticas de Acesso Aberto e discutidos diversos tópicos relacionados com as políticas de Acesso Aberto, nomeadamente:

1) monitorização e impacto das políticas de Acesso Aberto

2) períodos de embargo (como fazer face a longos períodos de embargo)

3) APC’s (como incluir APC’s nas políticas de Acesso Aberto).

Os resultados do evento são bastante promissores em termos de trabalho futuro. Foram identificadas algumas necessidades, entre as quais:

1) recursos de apoio sobre processos de implementação e monitorização de políticas de Acesso Aberto;

2) alinhamento das políticas de Acesso Aberto existentes tornando-as mais claras e precisas (em Portugal, Espanha e Itália);

3) acompanhamento das políticas de Acesso Aberto em desenvolvimento em Malta (pela Universidade de Malta e MCST) e Itália (pelo CNR).

O programa, assim como a lista de participantes e outras informações estão disponíveis na página do evento em: http://openscience.usdb.uminho.pt/?page_id=3897

destaque_evento_financiadores

A 22 de fevereiro de 2016, decorrerá o segundo workshop regional que será dirigido a instituições que realizam investigação científica em Portugal, Espanha, Malta e Itália. O evento irá ter lugar em Turim, em parceria com o Politécnico de Turim. Mais informações em breve.

Tags: , , ,

Categorias: PASTEUR4OA, políticas, sobre os projetos