By 16 de Outubro de 2015 Read More →

Open Access Week Edit-a-thon

Em comemoração da Semana Internacional de Acesso Aberto, que irá decorrer de 19 a 25 de outubro de 2015, a UMinho junta-se à iniciativa global ‘Edit-a-thon‘ para criar, melhorar e traduzir os conteúdos relacionados com o Acesso Aberto disponíveis na Wikipédia.

O tema da Semana Internacional de Acesso Aberto 2015 é ‘Open for Collaboration’, e é neste sentido que apelamos para que se juntem a nós nesta iniciativa.

destaque_edit-a-thon

Temos como objetivos dar início à tradução para Português do artigo sobre Acesso Aberto, adicionando alguns tópicos novos, nomeadamente, O Acesso Aberto em Portugal e o Acesso Aberto no Brasil, e também a criação de dois artigos novos, um sobre o projeto RCAAP e um outro sobre o RepositóriUM.

Para além destes conteúdos, pensamos que é pertinente a tradução para Português de artigos já existentes sobre temas relacionados com o Acesso Aberto, dos quais destacamos:

  1. Institutional repository (já está iniciado, falta melhorar!)
  2. Self-archiving
  3. Subscription business model
  4. Citation impact
  5. Embargo
  6. Períodos de embargo de revistas científicas
  7. Revisão por pares (já está iniciado, falta melhorar!)
  8. Revistas em Acesso Aberto híbridas
  9. Custos de Processamento da Publicação

Contamos com a vossa colaboração! 

Para quaisquer dúvidas, apoio, sugestões, por favor, contactem openaccess@sdum.uminho.pt

 

Autor: Clara Parente Boavida

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. A desempenhar funções como Open Access Advisor desde 2009.

Posted in: blogue & notícias

Comments are closed.