OpenAIRE disponibilizou slides e gravações do seu último workshop sobre “Partilha de Dados Científicos e Acesso Aberto às publicações no H2020”

. 4 de Dezembro de 2015

Realizou-se no passado mês de novembro, na Universidade de Ghent na Bélgica, mais um workshop OpenAIRE desta vez dedicado à Partilha de Dados Científicos e Acesso Aberto às publicações no Horizonte 2020.

5st_openaire_workshop(vimeo)

O workshop esteve estruturado em quatro tópicos essenciais: num primeiro momento, com a intervenção de Caroline Colin (Digital Science Unit – DG CONNECT, Comissão Europeia) foi apresentada a perspectiva do financiador – Comissão Europeia – detalhados os requisitos do mandato Open Access no Horizonte 2020 e também do projeto piloto de Dados Abertos. De seguida, foram destacados os benefícios da Ciência Aberta com uma intervenção do Professor e Investigador da Universidade de Ghent Lennart Martens. A terceira parte integra diferentes apresentações de serviços e ferramentas disponibilizadas pelo projeto e infraestrutura OpenAIRE que se destinam a apoiar o cumprimento e a disseminação da política Open Access da Comissão Europeia e do piloto de dados aberto no âmbito do H2020. Por fim, o workshop dedicou o período da tarde do programa a sessões de trabalho em pequenos grupos que se dedicaram a aprofundar os requisitos das políticas e a conhecer melhor as ferramentas e serviços OpenAIRE apresentados.

Como é hábito nos Workshops OpenAIRE, todas as apresentações estão disponíveis para consulta (gravações vídeo e slides apresentados) e foi já publicado um sumário do workshop em: www.openaire.eu/ghent-workshop15.

Tags: , ,

Categorias: vídeos & apresentações

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.