By 10 de Março de 2016 Read More →

Reunião de Instituições de Investigação em Turim

Realizou-se no dia 22 de fevereiro de 2016, em Turim, o segundo workshop regional PASTEUR4OA da região SW da Europa. O evento teve como público-alvo instituições que realizam investigação científica de Portugal, Espanha, Malta e Itália, no total participaram 37 pessoas. De Portugal estiveram representadas as seguintes instituições: Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A organização resultou de uma parceria entre a Universidade do Minho e o Nexa Center for Internet & Society do Politecnico di Torino.

Picture1

O dia de trabalho dividiu-se em três sessões principais de que resultaram considerações importantes que poderão nortear o trabalho futuro dos países intervenientes relativamente às políticas de Acesso Aberto e ao seu alinhamento com as recomendações da Comissão Europeia e política de Acesso Aberto do Horizonte 2020. Na primeira sessão foram exemplificadas boas práticas de cada um dos países. Portugal esteve representado por Clarisse Pais que apresentou a política de Acesso Aberto do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Na segunda sessão foi caracterizado o contexto Europeu e na terceira sessão os participantes dividiram-se em dois grupos de trabalho: um sobre o desenho e aprovação de uma política de Acesso Aberto institucional efetiva e o segundo sobre a implementação e monitorização de uma política de Acesso Aberto institucional efetiva.

Picture2

O relatório do evento, assim como as apresentações e outras informações podem ser acedidas através dos seguintes endereços:

Agenda

Apresentações

Relatório

Autor: Clara Parente Boavida

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. A desempenhar funções como Open Access Advisor desde 2009.

Comments are closed.