By 5 de Abril de 2016 Read More →

Projeto-piloto de Dados Abertos no H2020 apresentado no webinar OpenAIRE

A Comissão Europeia (CE) criou no âmbito do Horizonte 2020 o projeto-piloto de dados abertos que visa melhorar e maximizar o acesso e a reutilização dos dados de investigação gerados pelos projetos que financia. A CE requer aos investigadores o depósito dos dados de investigação, incluindo metadados associados, necessários para validar os resultados apresentados em publicações científicas, especificando ainda a necessidade de definição de planos para a gestão dos dados produzidos.

webinar_dados_2016

Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho, enquando secretariado nacional da infraestrutura OpenAIRE, realizaram no dia 5 de abril um webinar de esclarecimento sobre os dados abertos no Horizonte 2020, detalhando os requisitos do projeto-piloto da CE para os dados abertos de investigação no H2020.

Os webinar de hora e meia apresentou cinco tópicos:

  1. Do piloto Open Access no 7ºPQ ao piloto dos Dados Abertos no H2020
  2. Detalhes do projeto piloto dos dados de investigação abertos no H2020
  3. Planos de Gestão de Dados no piloto de dados abertos do H2020
  4. Repositórios de dados e o Zenodo
  5. Dados científicos e os serviços de apoio da infraestrutura OpenAIRE

Autor: Pedro Príncipe

Profissional de informação, documentação e comunicação. Actualmente nos serviços de documentação da Univ. Minho como gestor de projectos Open Access - OpenAIRE e OpenAIREplus. Formador de TIC. Vive com paixão!

Comments are closed.