By 20 de Abril de 2016 Read More →

Workshop “Acesso aberto e gestão dos dados científicos: os requisitos do H2020 e a estratégia da UMinho”

Dia 27 de abril | 9h30-12h00 | Auditório B1, campus de Gualtar, Braga

Realiza-se no próximo dia 27 de abril (quarta-feira), das 9h30 às 12h00, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga, o workshop “Acesso Aberto e Gestão de Dados Científicos”, onde serão detalhados os requisitos da política de Acesso Aberto no Horizonte 2020 e igualmente do projeto-piloto dos Dados Abertos de Investigação no quadro do H2020. A entrada é livre.

A sessão terá a presença da especialista Joy Davidson, do Digital Curation Center do Reino Unido, que irá apresentar os componentes fundamentais da elaboração de planos de gestão de dados para projetos de investigação. O workshop contará também com intervenções do vice-reitor Rui Vieira de Castro e de Eloy Rodrigues e Pedro Príncipe, dos Serviços de Documentação da UMinho.

Esta iniciativa enquadra-se nas atividades do projeto europeu FOSTER (Facilitating Open Science Training in European Research) e serve para assinalar o arranque do processo de definição de uma política institucional, e dos serviços a ela associados, relacionados com os dados de investigação produzidos na UMinho. Com este workshop, bem como outras ações a realizar no futuro, pretende-se contribuir para promover a adoção de boas práticas relativas à acessibilidade e gestão dos dados científicos recolhidos e gerados no âmbito da investigação realizada na UMinho.

PROGRAMA

09h30 | Sessão de abertura, por Rui Vieira de Castro (vice-reitor da UMinho)

09h45 | “O Acesso Aberto e a Ciência Aberta no H2020”, por Eloy Rodrigues (SDUM)

10h05 | “O projeto-piloto de dados científicos abertos no H2020”, por Pedro Príncipe (SDUM)

10h30 | “Data management plans”, por Joy Davidson (Digital Curation Center)

11h15 | Perguntas e discussão

11h45 | Sessão de encerramento, por Rui Vieira de Castro (vice-reitor da UMinho)

 

Mais informações: openaccess@sdum.uminho.pt, 253604150, www.fosteropenscience.eu/events

Autor: José Carona Carvalho

Gestor de Projeto no Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Gestão dos serviços de informação, apoio e formação são as áreas de intervenção.

Comments are closed.