By 16 de Maio de 2016 Read More →

Declaração conjunta COAR-UNESCO sobre Acesso Aberto

A Confederação de Repositórios de Acesso Aberto (COAR) e a UNESCO acabam de publicar uma declaração conjunta sobre Acesso Aberto, destacando algumas  preocupações relativamente  a uma viragem para a utilização de um modelo baseado em Custos de Processamento de Publicações (APCs). A declaração é dirigida a decisores políticos e sublinha a necessidade de implementar modelos de Acesso Aberto variados em todo o mundo.

COAR-UNESCO

“O Acesso Aberto é uma tendência mundial, com políticas e práticas a ser adotadas rapidamente em todo o mundo. À medida que o mundo entra numa nova era de desenvolvimento sustentável, a abertura e inclusão nos processos de investigação científica serão cada mais importantes. Ainda que a maioria dos governos concordem com os princípios fundamentais do Acesso Aberto, existe uma diversidade significativa na forma como os países têm abordado a sua implementação. Estas diferenças refletem uma variedade de perspetivas, valores e prioridades das diferentes regiões. Claramente, não existe uma solução única para a implementação do Acesso Aberto.”

A Declaração completa está disponível em Português aqui.

Autor: Clara Parente Boavida

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. A desempenhar funções como Open Access Advisor desde 2009.

Comments are closed.