By 16 de Maio de 2016 Read More →

1º Seminário de Acesso Aberto à Informação Científica

Decorreu em Maputo, na Universidade Eduardo Mondlane, no passado dia 9 de maio de 2016 o primeiro seminário de acesso aberto à informação científica com o intuito de alargar à comunidade lusófona a divulgação e discussão das estratégias de gestão da produção científica moçambicana.
Este evento satélite da CONFOA, teve a parceria da Universidade do Minho, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

IMG_1932

O seminário abordou as temáticas consideradas essenciais para a actual situação de Moçambique e centrou-se na Políticas de Acesso, nas Infraestruturas Tecnológicas e de Informação para o Acesso Aberto, nas Revistas Científicas de Acesso Aberto e finalmente na Propriedade Intelectual e Direitos Autorais nas práticas científicas em formatos digitais.

No dia 10 de maio decorreram ainda 3 workshops para apresentar e discutir com mais detalhe os tópicos abordados no seminário:
– Workshop sobre Gestão de Repositórios
– Workshop sobre Interoperabilidade
– Workshop sobre Políticas de Acesso Aberto

Com um considerável número de participantes e uma participação ativa no debate, este primeiro seminário foi claramente um sucesso conseguido com todo o apoio local da Universidade Eduardo Mondlane.

O evento foi ainda noticiado nos media e televisão pública.