By 11 de Outubro de 2016 Read More →

Workshop OpenAIRE Portugal – 4 de novembro 2016: Ciência Aberta e os requisitos dos financiadores: Open Access e Open Data no H2020

Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho, enquanto secretariado português do OpenAIRE promove, com o apoio da Universidade de Coimbra, no próximo dia 4 de novembro, das 09h30 às 12h30, o workshop “Ciência Aberta e os requisitos dos financiadores: Open Access e Open Data no H2020”.

O OpenAIRE – infraestrutura de Acesso Aberto para a investigação na Europa – é o serviço que apoia a implementação da política de Ciência Aberta da Comissão Europeia no quadro do Horizonte 2020. Os secretariados nacionais do OpenAIRE têm vindo a promover workshops de âmbito local para trabalhar as diferentes áreas de desenvolvimento dos requisitos das políticas de Acesso Aberto e Dados Abertos do Horizonte 2020.

banner_workshop_openaire

Com este workshop pretende-se compreender os desafios da Ciência Aberta para as instituições de investigação em Portugal e para os investigadores e conhecer na prática os requisitos das políticas da Comissão Europeia para as publicações em acesso aberto e dados de investigação abertos.

A primeira parte do workshop será dedicada a compreender as diferentes dimensões da ciência aberta, implicações e desafios, focando-se a segunda parte em aspetos práticos do Open Access e Open Data no H2020 – quais os requisitos obrigatórios, como cumprir as políticas da CE, que infraestruturas e sistemas existem disponíveis para apoiar os investigadores, coordenadores de projetos, gestores de ciência e bibliotecários, como gerir os requisitos na elaboração de propostas e na execução do projeto.

AGENDA:

09h30 – Boas-vindas e apresentação do workshop, Ana Miguéis (Universidade do Coimbra) e Eloy Rodrigues (Universidade do Minho)

09h45 – From Open Access to Open Science, Stephen Curry (Imperial College London – Faculty of Natural Sciences)

10h30 – Acesso Aberto no H2020: requisitos da política de Acesso Aberto da CE no Horizonte 2020, Eloy Rodrigues (Universidade do Minho)

11h00 – Pausa para café

11h15 – Dados Abertos no H2020: projeto piloto dos dados abertos e gestão de dados de investigação no Horizonte 2020, Pedro Príncipe (Universidade do Minho)

11h45 – Open Access & Open Data na prática dos projetos H2020, perguntas & respostas com Eloy Rodrigues e Pedro Príncipe (Universidade do Minho)


Local: Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (ver: www.uc.pt/iii/contactos)

Data: 4 de novembro de 2016, das 09h30 às 13h00

Inscrições: https://goo.gl/forms/rc21dxV80GZsNA3S2


ORGANIZAÇÃO: Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

APOIO: Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra

Evento integrado no programa da 7ª CONFERÊNCIA LUSO-BRASILEIRA SOBRE ACESSO ABERTO – http://confoa.rcaap.pt.

image

Autor: Pedro Príncipe

Profissional de informação, documentação e comunicação. Actualmente nos serviços de documentação da Univ. Minho como gestor de projectos Open Access - OpenAIRE e OpenAIREplus. Formador de TIC. Vive com paixão!

Comments are closed.