FOSTER – Facilitate Open Science Training for European Research

O projeto FOSTER – Facilitate Open Science Training for European Research é uma iniciativa que pretende apoiar diferentes intervenientes envolvidos no processo de comunicação científica, principalmente jovens investigadores. Este apoio visa a adoção do acesso aberto no contexto do Espaço Europeu da Investigação (EEI) e a conformidade com as políticas de acesso aberto e com as regras de participação do Horizonte 2020 (H2020).

Para atingir este objetivo, o FOSTER, irá focar-se na integração dos princípios e práticas de acesso aberto no atual sistema de investigação e contribuir para o desenvolvimento de sessões de formação nas instituições que realizam investigação científica de forma a manter níveis de conformidade satisfatórios com as políticas de acesso aberto no EEI e H2020.

Irá criar um programa de formação sobre acesso aberto e dados abertos e consolidar atividades de formação dirigidas a diversas comunidades e países do EEI. Este programa irá incluir pacotes de formação que incluem aconselhamento, apoio técnico na utilização de sistemas e-learning, b-learning e de auto-formação, disponibilização de materiais/conteúdos, sessões presenciais, principalmente formação de formadores, escolas de verão, seminários, etc.

O projeto é coordenado pela Universidade do Minho e o consórcio é constituído por 13 parceiros.

Início: 01/02/2014
Fim: 31/07/2016
Duração: 30 meses
Website: http://www.fosteropenscience.eu

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
[RSSImport display=”5″ feedurl=”http://openaccess.sdum.uminho.pt/?cat=142&feed=rss2″]

Autor: Clara Parente Boavida

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. A desempenhar funções como Open Access Advisor desde 2009.