Author Archive: Antónia Correia

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

rss feed

FOSTER Open Science Training Handbook

FOSTER Open Science Training Handbook

Formações direcionadas e de qualidade são fundamentais quando se pretende uma mudança cultural no sentido da Ciência Aberta. Assim, no âmbito do projeto FOSTER Plus surgiu a ideia de elaborar um recurso que apoie os formadores e reforce as suas capacidades pedagógicas.

De 12 a 16 de fevereiro um grupo de 14 autores de diversas nacionalidades reuniu na Technische Informationsbibliothek (TIB) em Hannover, para compartilhar a sua experiência e técnicas de comunicação de princípios da Ciência Aberta e em 5 dias produzir um recurso educacional orientado para o ensino prático, que permita disseminar os conceitos da Ciência Aberta de forma mais eficaz.

Entre os autores selecionados encontra-se o Engº Pedro Fernandes, coordenador do Gulbenkian Training Programme in Bioinformatics do Instituto Gulbenkian de Ciência, que havia já criado o e-book Open Science, Open Data, Open Source: 21st century research skills for the life sciences.

A primeira versão draft do Open Science Training Handbook está aberta a comentários até dia 4 de março através do seguinte link: https://t.co/ZMsoKka7s2 . Conheça este recurso e faça-nos chegar o seu contributo!

Autor: Antónia Correia

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 20 de Fevereiro de 2018 Read More →
FOSTER Plus – o que se segue?

FOSTER Plus – o que se segue?

O projeto FOSTER Plus inicia o ano de 2018 com o desenvolvimento de um policy briefing intitulado Roadmap for Implementing Open Science Training Practices in Research Institutions. Este roteiro pretende responder ao recentemente publicado relatório da Comissão Europeia Providing researchers with the skills and competencies they need to practise Open Science , que indicia uma forte necessidade de conscientização sobre a Ciência Aberta e as oportunidades de formação existentes, nas áreas do acesso aberto e dos dados abertos.

No âmbito do projeto está a ser preparado um toolkit cobrindo variadas temáticas da ciência aberta, como publicação científica, dados científicos, peer review e métricas abertas, ética e proteção de dados, licenciamento, entre outras, que irá ser disponibilizado no portal FOSTER.

A próxima atividade planeada é o Book Sprint, que visa criar um manual de formação em Ciência Aberta. De 12 a 16 de fevereiro de 2018, 14 especialistas irão juntar-se em Hanôver para desenvolver um novo recurso pedagógico que dê aos formadores métodos, instruções, esquemas de formação, exemplos e inspiração para que possam criar os seus próprios recursos de Ciência Aberta.

Siga-nos no twitter em @fosterscience e esteja sempre a par das novidades!

Autor: Antónia Correia

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 6 de Fevereiro de 2018 Read More →
Iniciativas FOSTER Plus em 2017

Iniciativas FOSTER Plus em 2017

O projeto FOSTER Plus, iniciado em maio deste ano, tem já algumas iniciativas para apresentar! Convidamo-lo a conhecer e divulgá-las:

Webinars FOSTER em colaboração com o OpenAire na semana do Acesso Aberto de 2017: poderá revê-los ou consultar as apresentações no endereço https://www.openaire.eu/openaire-foster-open-access-week-2017-webinars.

Portal: o portal FOSTER foi desenvolvido e apresenta um novo layout e funcionalidades. Nesta plataforma encontram-se materiais de formação para todos os que queiram saber mais sobre Ciência Aberta, partindo do nível básico para o mais avançado, no âmbito geral ou de disciplinas específicas.

Open Science Cafe: foi desenvolvido um baralho de cartas com afirmações sobre ciência aberta que pretende funcionar como um desbloqueador de conversa e permitir a troca de ideias entre diferentes stakeholders. Poderá consultar e descarregar as instruções de uso e materiais aqui: https://www.fosteropenscience.eu/node/2074 .

FOSTER Plus (Fostering the practical implementation of Open Science in Horizon 2020 and beyond) é um projeto que visa contribuir para uma mudança real e duradoura no comportamento dos investigadores europeus, de modo a colocar em prática os princípios da Ciência Aberta. Para atingir esse objetivo, o projeto visa construir e fortalecer a capacidade de formação, desenvolvendo e oferecendo novos materiais e atividades.

Fique atento pois 2018 trará mais novidades!

Autor: Antónia Correia

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 18 de Dezembro de 2017 Read More →
Conteúdos do Webinar OpenAIRE sobre “Open Access to publications in H2020”

Conteúdos do Webinar OpenAIRE sobre “Open Access to publications in H2020”

No âmbito da Semana do Acesso Aberto de 2017 (23 a 29 de Outubro), foi apresentado por Eloy Rodrigues (Universidade do Minho) e Najla Rettberg (Universidade de Goettingen) o webinar Open Access to publications in H2020 . Poderá revê-lo aqui ou consultar a apresentação no slideshare https://www.slideshare.net/OpenAIRE_eu/open-access-week-2017-open-access-to-publications-in-h2020.

A disponibilização dos resultados de investigação em acesso aberto traz benefícios palpáveis para a ciência, promovendo e acelerando o progresso da investigação e evitando duplicação de esforços; para a economia, acelerando a inovação; e para a sociedade, tornando a investigação acessível a cidadãos e organizações sem fins lucrativos.

Com base nestes pressupostos, todas as publicações resultantes de projetos financiados pelo Horizonte 2020 devem ser tornadas acessíveis online, de forma gratuita, de modo a permitir o acesso a investigadores, empresas e cidadãos.

Neste webinar são abordadas as condições a observar para que esta disponibilização seja efetuada de forma a cumprir todos os requisitos desta entidade financiadora, no que respeita à escolha do repositório, versão da publicação a publicar, e disponibilização do texto integral das publicações.

É ainda demonstrado como o OpenAire pode auxiliar, agregando dados de diversas fontes; interligando dados, autores, instituições e projetos; permitindo a monitorização da compliance das políticas por parte das entidades financiadoras; permitindo a interoperabilidade entre sistemas; e fomentando a descoberta e acesso a toda esta informação.

 

Autor: Antónia Correia

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 29 de Novembro de 2017 Read More →