Author Archive: Carla Marques

rss feed

3.º Fórum GDI: apresentações e gravações

3.º Fórum GDI: apresentações e gravações

No dia 6 de novembro, realizou-se o 3.º Fórum de Gestão de Dados de Investigação na Universidade do Minho, em parceria com a FCT-FCCN e a Secretaria de Estado para a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o qual contou com cerca de 100 participantes.

Neste fórum contámos com a presença de Mark D. Wilkinson do Centro de Biotecnologia e Genómica de Plantas UPM-INIA (CBGP), Universidade Politécnica de Madrid, um dos autores do artigo The FAIR Guiding Principles for scientific data management and stewardship, que fez uma brilhante apresentação sobre “The Fair Data Principles”.

Assistimos ainda a sete Flash Talks que nos revelaram o panorama nacional relativamente à gestão de dados científicos e três workshops com bastante informação útil sobre este tema.

Pode ver ou rever as apresentações e as gravações no site do Fórum GDI, clicando aqui. As fotografias do evento estão disponíveis no Flickr.

By 9 de Novembro de 2017 Read More →
Webinars OpenAire e FOSTER – Open Access Week 2017

Webinars OpenAire e FOSTER – Open Access Week 2017

No âmbito da Semana do Acesso Aberto de 2017, que se realizou na semana passada, de 23 a 29 de Outubro, o projeto OpenAIRE realizou vários webinars em estreita colaboração com o projeto FOSTER+, os quais obtiveram mais de 400 utilizadores registados.

O webinar que decorreu no primeiro dia da Open Access Week foi subordinado ao tema: “Natural Sciences and Open Science: Workflows and tools for publishing, licensing, versioning, identifiers, archiving, software…” e foi apresentado por Ivo Grigorov (FOSTER+) e Jon Tennant (ScienceOpen). Poderá assistir à gravação do mesmo através do seguinte link: https://webinars.eifl.net/2017-10-23_OpenAIRE_OA_Week_Mon23PM/index.html ou visualizar os slides apresentados: https://www.slideshare.net/OpenAIRE_eu/open-science-in-natural-sciences-workflows-and-tools ou https://www.fosteropenscience.eu/content/natural-sciences-and-open-science-workflows-and-tools.
Neste webinar são apresentadas aos investigadores das áreas das ciências naturais, várias soluções publicação em livre acesso, seja por via de revistas científicas em open access que não cobram taxas, revistas que cobram taxas low cost ou através do auto-arquivo em repositórios institucionais.

No segundo dia, pudemos assistir ao webinar que Toni Hermoso (CRG) e Guillaume Fillon (CRG) apresentaram, com o tema:  “Life Sciences and Open Science: Workflows and tools for publishing, licensing, versioning, identifiers, archiving, software…”, o qual poderá rever aqui: https://webinars.eifl.net/2017-10-24_OpenAIRE_OA_Week_Tue24PM/index.html, para poder conhecer a realidade da publicação em livre acesso na área das Ciências da Vida, bem como o uso de software de open source nesta área do conhecimento. Os slides apresentados encontram-se disponíveis para visualização: https://www.slideshare.net/OpenAIRE_eu/oa-week-webinars-openairefoster-24102017-life-sciences-and-open-sciences-worfkflows-and-tools ou https://www.fosteropenscience.eu/content/life-sciences-and-open-science-workflows-and-tools.

Para finalizar a semana do Acesso Aberto, na quinta-feira foi transmitido o webinar “Humanities and Open Science: Workflows and tools for publishing, licensing, versioning, identifiers, archiving, software.” Laurent Romary (Inria, DARIAH) e Marie Puren (Inria) explicam-nos as diversas vantagens de publicar em livre acesso. Na sua apresentação têm as Humanidades como principal foco, mas todos os conceitos apresentados são aplicáveis a todas as áreas do conhecimento. Pode ver ou rever no seguinte link: https://webinars.eifl.net/2017-10-26_OpenAIRE_OA_Week_Thu26PM/index.html. Os slides encontram-se disponíveis para consulta aqui: https://www.slideshare.net/OpenAIRE_eu/openaire-webinars-during-oa-week-2017-humanities-and-open-science ou https://www.fosteropenscience.eu/content/open-access-practice-humanities.

By 2 de Novembro de 2017 Read More →