Author Archive: André Vieira

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

rss feed

Conteúdos Webinar – Dados Abertos e Planos de Gestão de Dados no H2020

Conteúdos Webinar – Dados Abertos e Planos de Gestão de Dados no H2020

A Comissão Europeia (CE), no quadro das políticas de Ciência Aberta, definiu para o programa Horizonte 2020 (H2020) uma política de dados abertos que visa melhorar e maximizar o acesso e a reutilização dos dados de investigação gerados pelos projetos que financia. Os requisitos da CE estabelecem que os investigadores devem realizar o depósito dos dados de investigação, incluindo metadados associados, necessários para validar os resultados apresentados em publicações científicas. Sublinham ainda a necessidade de definição de planos para a gestão dos dados produzidos que devem ser apresentados nos primeiros seis meses do projeto.

Neste contexto foi desenvolvido um Webinar para dar a conhecer os requisitos e condições dos dados abertos no H2020 e instruções sobre quando e como elaborar um Plano de Gestão de Dados para um projeto H2020.

Este Webinar, conduzido por Pedro Príncipe e Antónia Correia da Universidade do Minho, abordou os seguintes assuntos:

  • Ciência Aberta aos resultados e nos métodos.
  • Requisitos dos dados abertos no Horizonte 2020.
  • Elaboração de Plano de Gestão de Dados para projetos H2020.
  • Requisitos na prática.

Poderá ver e rever os conteúdos deste Webinar nas seguintes ligações:

Fique a par de outros Webinars OpenAIRE em: https://goo.gl/nmi5CL

Autor: André Vieira

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 16 de Maio de 2018 Read More →
Publicadas duas fact sheets OpenMinted & OpenAIRE sobre Creative Commons e Open Science

Publicadas duas fact sheets OpenMinted & OpenAIRE sobre Creative Commons e Open Science

No atual paradigma da sociedade da informação e do conhecimento, temos assistido a um aumento exponencial dos dados de investigação, a partir dos quais surgem novas oportunidades de análise para a sua compreensão. Neste contexto o Text and Data Mining (TDM) tem emergido como uma ferramenta poderosa para tirar proveito da riqueza dos dados e conteúdos estruturados e não estruturados, através da sua análise a vários níveis e dimensões com vista à descoberta de novo conhecimento.

Perante esta realidade, vários desafios são colocados aos investigadores e às ações de TDM, nomeadamente de ordem legal. O projeto OpenMinted (an EC/H2020 funded project), que tem como objetivo a criação de uma infraestrutura aberta e orientada a serviços para o TDM de conteúdo científico e académico, produziu no âmbito da sua atividade e em colaboração com o OpenAIRE, dois documentos de suporte legal para auxiliar a comunidade científica a compreender a razão pela qual o licenciamento assume uma importância relevante para a investigação e para as aplicações de TDM, apresentando ainda recomendações sobre as licenças Creative Commons a utilizar.

O documento intitulado Fact Sheet on Creative Commons & Open Science, contém questões e respostas às preocupações comuns em torno da Ciência Aberta e as implicações do licenciamento de dados através das licenças Creative Commons.

Disponível no Zenodo: https://zenodo.org/record/840652#.WtS4m4jwbIV
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.840652

O segundo documento – Frequently Asked Questions on Creative Commons & Open Access – reúne um conjunto de perguntas e respostas focadas em preocupações comuns relacionadas com o Acesso Aberto, as licenças Creative Commons e a publicação dos resultados de investigação.

Disponível no Zenodo: https://zenodo.org/record/841086#.WtS5MIjwbIU
DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.841086

Estes documentos de suporte têm como propósito auxiliar investigadores, profissionais de informação, gestores e outros utilizadores, na utilização de licenças Creative Commons nos seus trabalhos e promover o movimento do Acesso Aberto.

Autor: André Vieira

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 17 de Abril de 2018 Read More →