FOSTER

Conheça o programa de webinars OpenAIRE sobre Ciência Aberta para 2019

Conheça o programa de webinars OpenAIRE sobre Ciência Aberta para 2019

OpenAIRE, em conjunto com o projeto FOSTERplus, promovem para 2019 uma variedade de webinars em Ciência Aberta dedicados a diferentes temáticas e para públicos vários.

Temas como serviços e ferramentas de apoio ao Acesso Aberto às publicações e a dados de investigação, práticas de Ciência Aberta e gestão de dados de investigação serão o mote para a série de webinars que se irão organizar no primeiro semestre de 2019, já calendarizados e para os quais pode fazer a sua inscrição.

Planos de Gestão de Dados
Descrição: Conheça os requisitos e condições dos dados abertos no H2020 e saiba quando e como elaborar um Plano de Gestão de Dados para o projeto
Destinatários: investigadores, coordenadores de projetos, gestores de ciência
Data: 27 fevereiro (14h30)
Oradores: Antónia Correia e Pedro Príncipe
(integrado no curso de elearning do FOSTER)
Formulário de inscrição

Revisão por pares aberta
Descrição: Este webinar pretende introduzir a Revisão por Pares Aberta (Open Peer Review), as diversas expressões que pode tomar, e em que medida esta prática apoia a Ciência Aberta.
Destinatários: Editores, Pessoal de apoio à investigação, Investigadores
Data: 3 de abril (11h)
Oradores: Antónia Correia e Carla Marques
Formulário de inscrição

Serviços OpenAIRE para Gestores de Repositórios
Descrição: Conheça o “Content Provider Dashboard”, o serviço OpenAIRE que permite o registo e validação dos repositórios de acordo com as guidelines OpenAIRE, o enriquecimento dos conteúdos com metadados adicionais e monitorização da atividade dos repositórios.
Destinatários: Gestores de repositórios
Data: 16 de abril (10h)
Oradores: André Vieira e Pedro Príncipe
Formulário de Inscrição
Acesso ao Webinar

Dicas para cumprimento dos Requisitos Open Access do H2020 & Ferramentas OpenAIRE para apoiar o reporting
Descrição: Demonstração do serviço de descoberta do OpenAIRE (https://explore.openaire.eu/), que agrega mais de 25 milhões de publicações, e que permite a pesquisa, partilha e ligação dos resultados de investigação. Fique a conhecer o serviço Link que o auxilia no processo de report de publicações e dados de projetos com financiamento da Comissão Europeia.
Destinatários: Gestores de projetos, Investigadores, Bibliotecários
Data: 29 de abril | 10h
Oradores: André Vieira e Paula Moura
Formulário de inscrição
Acesso ao webinar 

Autor: Paula Moura

Projetos Open Access | Universidade do Minho - Serviços de Documentação

By 8 de Fevereiro de 2019 Read More →
Bootcamp Luso-Español FOSTER para formação de formadores em Ciência Aberta

Bootcamp Luso-Español FOSTER para formação de formadores em Ciência Aberta

Interessa-se pela ciência aberta e quer partilhar os seus conhecimentos e competências com investigadores ou pessoal de apoio à investigação? Já oferece formação, mas procura formas de a tornar mais eficaz? Se respondeu sim a alguma destas perguntas, considere candidatar-se ao Bootcamp Luso-Espanhol para Formação de Formadores em Ciência Aberta! Este evento de formação de dois dias terá lugar em 25 e 26 de março de 2019, na Universidade de Salamanca, organizado pelo projeto FOSTER com a colaboração da REBIUN.

Acerca do Bootcamp
Durante um intenso programa de dois dias, vamos ajudá-lo a tornar-se um melhor formador de ciência aberta. O Bootcamp irá concentrar-se na Ciência Aberta (primeiro dia) e na Formação (segundo dia), abrangendo, entre outros tópicos:
– Fluxos de trabalho e ferramentas da ciência aberta; 
– Dados de investigação abertos;
– Acesso aberto;
– Competências, técnicas e ferramentas de formação;
– Organização de eventos de formação.
Depois de completar este Bootcamp, estará mais capacitado e disporá de novas ferramentas para realizar formação em ciência aberta para investigadores na sua instituição ou comunidade.

Quem deve participar?
Estamos à procura de bibliotecários, pessoal de apoio à investigação, investigadores em início de carreira e outros interessados de Espanha ou Portugal que estejam motivados e que planeiem ministrar formação em ciência aberta em 2019.

Que despesas são cobertas?
O projeto FOSTER fornecerá refeições durante a formação. Para um número limitado de participantes, o FOSTER poderá oferecer alojamento num quarto individual ou partilhado (para duas pessoas).
Para os participantes de Portugal será organizado um transporte de ida e volta a partir de pontos de encontro a determinar (provavelmente Porto e/ou Aveiro).

Critérios de Elegibilidade e Avaliação 
Os candidatos devem satisfazer os seguintes critérios:
– Praticar ou prestar apoio nas práticas de ciência aberta, acesso aberto, ou dados abertos.
– Realizar ou planear realizar cursos de formação e workshops sobre ciência aberta, acesso aberto, dados abertos nas suas instituições ou comunidades em 2019.

As candidaturas serão avaliadas pela equipa de projeto FOSTER e da REBIUN de acordo com os seguintes critérios:
– Potencial e motivação para realizar formação sobre ciência aberta em 2019 nas instituições ou comunidades a que pertença: 70%.
– Experiência prévia como formador, particularmente em temas relacionados com a ciência aberta: 30%.
Outros critérios que serão tidos em conta:
– Participação nos grupos de trabalho da REBIUN (para os candidatos de Espanha);
– Geográfico e Institucional (para estabelecer uma boa representação das instituições e das regiões de Portugal e Espanha);
– Género (para assegurar um bom equilíbrio de género na seleção).

Inscreva-se agora!
Inscreva-se através do formulário de inscrição online. O prazo final para as candidaturas é 22 de fevereiro e iremos informá-lo se foi ou não selecionado no dia 1 de março. Se, entretanto, tiver alguma dúvida, envie um e-mail para openaccess@sdum.uminho.pt 

Autor: Antónia Correia

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 7 de Fevereiro de 2019 Read More →
Curso Open Access to Publications in Horizon 2020

Curso Open Access to Publications in Horizon 2020

Como parte da série de cursos de e-learning do FOSTER, iremos lecionar de 4 a 8 de fevereiro o curso Open Access to Publications in Horizon 2020.

Este curso é especialmente relevante para todos aqueles que participam num projeto financiado pelo H2020 e gostariam de saber como cumprir os requisitos relativos ao acesso aberto a publicações, bem como para profissionais de apoio à investigação.

O curso será lecionado através da plataforma de elearning do FOSTER, em regime de moderação e na língua inglesa. Integrado neste curso será organizado um webinar de 1 hora no dia 7 de fevereiro às 12:00 CET (11 horas de Portugal), proporcionando aos participantes a oportunidade de obter respostas diretas às suas perguntas e dúvidas.

Deverá aceder ao curso através da plataforma FOSTER no endereço https://www.fosteropenscience.eu/node/2618. O curso é gratuito e poderá registar-se no formulário https://goo.gl/xrdZMF.

Autor: Antónia Correia

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 29 de Janeiro de 2019 Read More →
Lançamento do FOSTER Open Science Toolkit

Lançamento do FOSTER Open Science Toolkit

E com grande satisfação que anunciamos o lançamento do Open Science Toolkit, desenvolvido no âmbito do projeto FOSTER Plus!

O Open Science Toolkit pretende responder a algumas das perguntas mais comuns sobre como colocar a ciência aberta em prática e inclui casos práticos em três áreas disciplinares: Ciências da Vida, Ciências Sociais e Humanidades.

Assentando numa estrutura leve, em termos de visualização e de economia de esforço, os cursos foram concebidos para requerer apenas uma a duas horas de estudo/trabalho. Os utilizadores registados no portal poderão obter “medalhas” (badges) após realização com sucesso do questionário no final de cada um dos cursos.

Os seguintes 10 cursos integram o Toolkit:

  • What is Open Science? curso introdutório que explica em que consiste a Ciência Aberta.
  • Best Practice in Open Research – apresenta algumas etapas para a abertura das práticas de investigação, e como cumprir as expectativas das entidades financiadoras, editores e colegas.
  • Managing and Sharing Research Data – explica como elaborar um plano de gestão de dados, gerir e proceder à disponibilização de dados da forma mais eficaz.
  • Open Source Software and Workflows – descreve como pode tornar o seu código e fluxos de trabalho acessíveis de modo a suportar a reprodutibilidade, fazendo uso de ferramentas e recursos gratuitos.
  • Data Protection and Ethics – permite entender os princípios básicos da proteção de dados e apresenta técnicas para desenvolver formulários de consentimento, armazenar os dados com segurança, e anonimizá-los.
  • Open Licensing – fornece critérios para encontrar a melhor licença aberta para os seus resultados de investigação.
  • Open Access Publishing – enumera técnicas e instrumentos para colocar as suas publicações acessíveis, em linha com as exigências das entidades financiadoras.
  • Sharing Preprints – explora a prática de disponibilização de preprints, e em que medida ela pode auxiliar a disseminar a sua investigação.
  • Open Peer Review – explica como funciona a revisão por pares aberta, potenciais vantagens e desvantagens desta prática e apresenta algumas plataformas onde pode disponibilizar as suas publicações ou realizar revisões.
  • Open Science and Innovation –faz a ponte entre praticas e conceitos empresariais, Ciência Aberta e Inovação e Investigação Responsável.

Experimente o Open Science Toolkit e expanda os seus conhecimentos em Ciência Aberta!

Autor: Antónia Correia

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 30 de Novembro de 2018 Read More →
Pré-lançamento do Manual de Formação em Ciência Aberta

Pré-lançamento do Manual de Formação em Ciência Aberta

Está disponível a partir de hoje uma versão prévia, ainda em fase de revisão,  do Manual de Formação em Ciência Aberta (https://github.com/Open-Science-Training-Handbook/Open-Science-Training-Handbook_PT), a tradução para português do Open Science Training Handbook (https://book.fosteropenscience.eu/), inicialmente desenvolvido, por iniciativa e com o patrocínio do projeto FOSTERPlus (https://www.fosteropenscience.eu/),  por um grupo de catorze autores que se reuniram em Hanover, em fevereiro de 2018, para criar um manual aberto e vivo sobre formação em Ciência Aberta.

O Manual de Formação em Ciência Aberta oferece orientações e recursos para instrutores e formadores no âmbito da Ciência Aberta, sugerindo métodos, instruções,  e apresentando exemplos de exercícios que podem ajudar os formadores a concretizarem os seus próprios planos de formação sobre a Ciência Aberta. Construído com base na experiência acumulada dos autores, este manual é orientado para o ensino prático do conhecimento aberto em ambiente educacional.

 

A versão portuguesa que agora se disponibiliza, como um dos contributos nacionais para a Semana Internacional do Acesso Aberto, é resultado do trabalho colaborativo de 23  tradutores (https://github.com/Open-Science-Training-Handbook/Open-Science-Training-Handbook_PT/tree/master/08FichaTecnica), com coordenação e revisão por parte da direção portuguesa do projeto FOSTERPlus  e de um dos autores do Handbook original. Os capítulos que se encontram disponíveis no Github estão ainda a ser revistos, pelo que agradecemos eventuais comentários e sugestões através da funcionalidade “Issue” do Github. Alternativamente os comentários e sugestões podem ser enviados para o endereço openaccess@sdum.uminho.pt com o Assunto: Manual de Formação em Ciência Aberta.

 

Pretende-se concluir a atual revisão da tradução e a produzir a versão 1.0 do Manual até ao final do mês de Outubro e disponibilizá-la no GitBook, e em diversos formatos, nos primeiros dias de novembro.

 

O grupo que coordena esta primeira versão do Manual de Formação em Ciência Aberta pondera ainda o desenvolvimento, em 2019,  de uma segunda versão do Manual, que não resulte da simples tradução do Open Science Training Handbook, mas que inclua conteúdos, exemplos, bibliografia e outros recursos originalmente em português.

 

Para se manterem informados sobre os desenvolvimentos relacionados com o Manual de Formação em Ciência podem continuar a acompanhar o seu conteúdo no Github (https://github.com/Open-Science-Training-Handbook/Open-Science-Training-Handbook_PT) e para acompanharem o conjunto da atividade do projeto FOSTERPlus podem subscrever a sua newsletter aqui: https://fosteropenscience.us16.list-manage.com/subscribe?u=c9575216d7047154957c576e2&id=4bb89bd1c2

Autor: Antónia Correia

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 25 de Outubro de 2018 Read More →
FOSTER Open Science Training Handbook

FOSTER Open Science Training Handbook

Formações direcionadas e de qualidade são fundamentais quando se pretende uma mudança cultural no sentido da Ciência Aberta. Assim, no âmbito do projeto FOSTER Plus surgiu a ideia de elaborar um recurso que apoie os formadores e reforce as suas capacidades pedagógicas.

De 12 a 16 de fevereiro um grupo de 14 autores de diversas nacionalidades reuniu na Technische Informationsbibliothek (TIB) em Hannover, para compartilhar a sua experiência e técnicas de comunicação de princípios da Ciência Aberta e em 5 dias produzir um recurso educacional orientado para o ensino prático, que permita disseminar os conceitos da Ciência Aberta de forma mais eficaz.

Entre os autores selecionados encontra-se o Engº Pedro Fernandes, coordenador do Gulbenkian Training Programme in Bioinformatics do Instituto Gulbenkian de Ciência, que havia já criado o e-book Open Science, Open Data, Open Source: 21st century research skills for the life sciences.

A primeira versão draft do Open Science Training Handbook está aberta a comentários até dia 4 de março através do seguinte link: https://t.co/ZMsoKka7s2 . Conheça este recurso e faça-nos chegar o seu contributo!

Autor: Antónia Correia

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 20 de Fevereiro de 2018 Read More →
FOSTER Plus – o que se segue?

FOSTER Plus – o que se segue?

O projeto FOSTER Plus inicia o ano de 2018 com o desenvolvimento de um policy briefing intitulado Roadmap for Implementing Open Science Training Practices in Research Institutions. Este roteiro pretende responder ao recentemente publicado relatório da Comissão Europeia Providing researchers with the skills and competencies they need to practise Open Science , que indicia uma forte necessidade de conscientização sobre a Ciência Aberta e as oportunidades de formação existentes, nas áreas do acesso aberto e dos dados abertos.

No âmbito do projeto está a ser preparado um toolkit cobrindo variadas temáticas da ciência aberta, como publicação científica, dados científicos, peer review e métricas abertas, ética e proteção de dados, licenciamento, entre outras, que irá ser disponibilizado no portal FOSTER.

A próxima atividade planeada é o Book Sprint, que visa criar um manual de formação em Ciência Aberta. De 12 a 16 de fevereiro de 2018, 14 especialistas irão juntar-se em Hanôver para desenvolver um novo recurso pedagógico que dê aos formadores métodos, instruções, esquemas de formação, exemplos e inspiração para que possam criar os seus próprios recursos de Ciência Aberta.

Siga-nos no twitter em @fosterscience e esteja sempre a par das novidades!

Autor: Antónia Correia

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 6 de Fevereiro de 2018 Read More →
Iniciativas FOSTER Plus em 2017

Iniciativas FOSTER Plus em 2017

O projeto FOSTER Plus, iniciado em maio deste ano, tem já algumas iniciativas para apresentar! Convidamo-lo a conhecer e divulgá-las:

Webinars FOSTER em colaboração com o OpenAire na semana do Acesso Aberto de 2017: poderá revê-los ou consultar as apresentações no endereço https://www.openaire.eu/openaire-foster-open-access-week-2017-webinars.

Portal: o portal FOSTER foi desenvolvido e apresenta um novo layout e funcionalidades. Nesta plataforma encontram-se materiais de formação para todos os que queiram saber mais sobre Ciência Aberta, partindo do nível básico para o mais avançado, no âmbito geral ou de disciplinas específicas.

Open Science Cafe: foi desenvolvido um baralho de cartas com afirmações sobre ciência aberta que pretende funcionar como um desbloqueador de conversa e permitir a troca de ideias entre diferentes stakeholders. Poderá consultar e descarregar as instruções de uso e materiais aqui: https://www.fosteropenscience.eu/node/2074 .

FOSTER Plus (Fostering the practical implementation of Open Science in Horizon 2020 and beyond) é um projeto que visa contribuir para uma mudança real e duradoura no comportamento dos investigadores europeus, de modo a colocar em prática os princípios da Ciência Aberta. Para atingir esse objetivo, o projeto visa construir e fortalecer a capacidade de formação, desenvolvendo e oferecendo novos materiais e atividades.

Fique atento pois 2018 trará mais novidades!

Autor: Antónia Correia

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 18 de Dezembro de 2017 Read More →
Atividade Open Access da UMinho partilhada em programa de mobilidade BAD

Atividade Open Access da UMinho partilhada em programa de mobilidade BAD

No âmbito do Programa de Mobilidade da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), o Gabinete de Projetos dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho tem vindo a receber colegas representantes de universidades nacionais desde 2014.

O ano de 2017 não foi exceção e dedicou os dias  09 e 10 de novembro ao tema: “Projetos Open Access da Universidade do Minho: do RepositóriUM à infraestrutura Europeia do Acesso Aberto”, contando com 2 participantes: Paulo J. Nunes e Manuel Moreno do ISPA e da Universidade de Lisboa, respetivamente.

O programa proposto teve como principal foco as atividades desenvolvidas pelo Gabinete de Projetos, que têm desenvolvido, ao longo dos últimos anos, um vasto trabalho na dinamização dos repositórios institucionais e no desenvolvimento do Acesso Aberto no panorama nacional e internacional.

Estes e outros programas que os SDUM têm vindo a acolher representam oportunidades cruciais para a troca de experiências profissionais e partilha de informação em virtude da melhor compreensão e disseminação do Acesso Aberto.

Autor: Raquel Truta

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 13 de Novembro de 2017 Read More →
Acesso Aberto às Publicações Científicas e Piloto de Dados Científicos do H2020: cursos eLearning do FOSTER. Inscreva-se!

Acesso Aberto às Publicações Científicas e Piloto de Dados Científicos do H2020: cursos eLearning do FOSTER. Inscreva-se!

No âmbito do projeto FOSTER – Facilite Open Science Training for European Research vão realizar-se dois cursos e-Learning, que visam, por um lado, informar os investigadores sobre o cumprimento do mandato de Acesso Aberto do H2020 depositando as suas publicações em Acesso Aberto e, por outro, alertar para as diretrizes do piloto de dados científicos no programa H2020.

FOSTER_header-300x160Estes cursos são promovidos pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, enquanto coordenadores do projeto FOSTER, e destinam-se a investigadores, coordenadores de projetos científicos, gestores de ciência, gestores de repositórios e bibliotecários.

 

Curso: Piloto de Dados Científicos Abertos no H2020

  • De 27 de junho a 01 de julho com lições diárias em e-Learning
  • Webinar dia 01 de julho, 11h00 – 12hoo – orador: Pedro Príncipe

Curso: Acesso Aberto às Publicações Científicas do H2020

  • De 04 de julho a 08 de julho com lições diárias em e-Larning
  • Webinar dia 07 de julho, 10h00 – 11h00 – orador: Eloy Rodrigues

::INSCRIÇÕES NOS CURSOShttp://goo.gl/forms/7TsrIAHOlNB4EOTA3::

Autor: Raquel Truta

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 14 de Junho de 2016 Read More →
Workshop – A Ciência Aberta no H2020

Workshop – A Ciência Aberta no H2020

Workshop – Open Science and European Open Access policies in H2020

Realiza-se no próximo dia 26 de abril, das 9:00 às 12:00 no Centro Cultura Vila Flor em Guimarães, integrado no 5° Encontro Português de Jovens Químicos (PYCheM) e o 1° Encontro Europeu de Jovens Químicos (EYCHeM) (http://5pychem.eventos.chemistry.pt/), um workshop dedicado à Ciência Aberta e à política Open Access do programa quadro H2020.

Focado nos jovens investigadores, este workshop pretende apresentar as vantagens da Ciência Aberta no contexto atual da gestão de ciência e a forma como os financiadores potenciam esse contexto aberto, quer para as publicações, quer para os dados científicos.

Programa:

What could Open Science mean for Chemistry? – Simon Coles – University of Southampton

Open Access to Publications in H2020 – Pedro Príncipe – University of Minho

Research Data Management – Joy Davidson – Digital Curation Centre

 

Esta iniciativa promovida pelo projeto FOSTER permite-lhe participar gratuitamente no workshop, sujeito a inscrição através do correio eletrónico europychem@gmail.com para onde devem enviar o vosso nome completo.

 

pychem

 


foster
 sdum

Autor: José Carona Carvalho

Gestor de Projeto no Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Gestão dos serviços de informação, apoio e formação são as áreas de intervenção.

By 19 de Abril de 2016 Read More →
Webinars 2016 do OpenAIRE Portugal: saiba onde encontrar todas as gravações e slides

Webinars 2016 do OpenAIRE Portugal: saiba onde encontrar todas as gravações e slides

Do dia 08 de fevereiro ao dia 05 de abril de 2016 foram realizados cinco webinars que tiveram como objetivo geral apoiar a implementação da política Open Access da Comissão Europeia para o Horizonte 2020. Os webinars foram promovidos pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, enquanto Secretariado Nacional Open Access do projeto OpenAIRE, em parceria com a iniciativa nacional RCAAP e os projetos europeus FOSTER e PASTEUR4OA.

banner_webinars_openaire_projetos_2016Todos os conteúdos apresentados nos webinars previstos para o 1º semestre de 2016 estão disponíveis via site dos projetos Open Access da UMinho.

Autor: Raquel Truta

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 13 de Abril de 2016 Read More →
Open Access e Dados Abertos no Horizonte 2020 divulgados nos webinars 2016 do OpenAIRE Portugal – inscreva-se!

Open Access e Dados Abertos no Horizonte 2020 divulgados nos webinars 2016 do OpenAIRE Portugal – inscreva-se!

No âmbito dos projetos Open Access OpenAIRE, PASTEUR4OA, FOSTER e RCAAP vão realizar-se vários webinars durante o ano de 2016 que visam apoiar a implementação da política Open Access da Comissão Europeia para o Horizonte 2020.

banner_webinars_openaire_projetos_2016Estes webinars são promovidos pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, enquanto Secretariado Nacional Open Access do projeto OpenAIRE, em parceria com a iniciativa nacional RCAAP e os projetos europeus FOSTER e PASTEUR4OA, e destinam-se a investigadores, coordenadores de projetos e gestores ciência envolvidos em projetos com financiamento no quadro da Comissão Europeia ou FCT, e também a gestores de repositórios e bibliotecários.

Lista de webinars disponíveis para o 1º semestre de 2016:

  • TAXAS DE PUBLICAÇÃO – apoios para financiar taxas de publicação em Acesso Aberto nos projetos do 7º PQ
    • (9 de fevereiro, 11h00- orador: Pedro Príncipe).
    • Destinatários: investigadores, coordenadores de projetos, gestores/administradores de ciência, bibliotecários.
  • ACESSO ABERTO NO H2020 – requisitos da política de Acesso Aberto da CE no Horizonte 2020
    • (1 de março, 11h00 – orador: Eloy Rodrigues).
    • Destinatários: investigadores, coordenadores de projetos, gestores/administradores de ciência.
  • O PODER DOS REPOSITÓRIOS – como associar a informação dos projetos às publicações depositadas no RCAAP
    • (15 de março, 11h00 – oradores: Pedro Príncipe, Ricardo Saraiva, Raquel Truta, José Carvalho).
    • Destinatários: Gestores de repositórios, Bibliotecários.
  • POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSO ABERTO – da definição à monitorização
    • (22 de março, 11h00 – oradores: Clara Boavida e Eloy Rodrigues).
    • Destinatários: responsáveis institucionais e gestores de repositórios.
  • DADOS ABERTOS NO H2020 – projeto piloto dos dados abertos no Horizonte 2020
    • (5 de abril, 11h00 – orador: Pedro Príncipe).
    • Destinatários: investigadores, coordenadores de projetos, gestores/administradores de ciência e gestores de repositórios.
 :: inscrições: http://goo.gl/forms/EbP4zaFcYz ::

Webinars2016_TODOS

Autor: Pedro Príncipe

Profissional de informação, documentação e comunicação. Actualmente nos serviços de documentação da Univ. Minho como gestor de projectos Open Access - OpenAIRE e OpenAIREplus. Formador de TIC. Vive com paixão!

By 25 de Janeiro de 2016 Read More →
Visita de Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Visita de Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

No âmbito de uma visita de trabalho à Universidade do Minho,  a nova Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, acompanhada pelo Reitor (António Cunha) e Vice-Reitor (Rui Vieira de Castro) da Universidade do Minho , visitou hoje, dia 17 de dezembro de 2015, os Serviços de Documentação da Universidade do Minho tendo reunido com o Diretor dos SDUM, Eloy Rodrigues.

IMG_1285

A reunião teve como propósito conhecer de uma forma mais próxima o RepositóriUM e os projetos e atividades, no âmbito do Acesso Aberto, nos quais a Universidade do Minho tem assumido responsabilidades de coordenação científica e/ou técnica. Na reunião foi possível apresentar brevemente, e trocar algumas impressões,  sobre os projetos e atividades na área das infraestruturas (RCAAP e OpenAIRE),  da coordenação de políticas (PASTEUR4OA), da formação e sensibilização (FOSTER) e do alinhamento e cooperação internacional (COAR, Portal do Conhecimento de Cabo Verde e Repositório Insitucional da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e).

Autor: Raquel Truta

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 17 de Dezembro de 2015 Read More →
ERASMUS staff training 2015: visitas ao gabinete de projetos Open Access da UMinho

ERASMUS staff training 2015: visitas ao gabinete de projetos Open Access da UMinho

No âmbito do Programa de Mobilidade – ERASMUS staff training, o Gabinete de Projetos dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho tem vindo a acolher representantes de universidades de outros países europeus, ao longo dos anos.

Se durante os meses de março e abril recebemos colegas de Espanha, Alemanha e Japão, no passado mês de setembro a Turquia e a República Checa fizeram-se representar por Hakan Yanaz da University of Ozyegin e Josef Krupicka  da University of Pardubice respetivamente.

O foco da visita centrou-se na gestão do RepositóriUM, particularmente em questões práticas de administração e na dimensão da interoperabilidade. Os projetos Open Access em que a equipa dos Serviços de Documentação tem participado, quer a nível internacional (OpenAIRE, FOSTER e PASTEUR4OA), quer a nível nacional (RCAAP), foram também apresentados.

20150910_160024

Estes intercâmbios de informação sobre diferentes realidades de projetos desenvolvidos em contexto universitário são, inequivocamente, primordiais na disseminação do Acesso Aberto na Europa.

Autor: Raquel Truta

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 13 de Outubro de 2015 Read More →