OpenAIRE2020

Conteúdos do webinar – Acesso Aberto a publicações no H2020

Conteúdos do webinar – Acesso Aberto a publicações no H2020

No passado dia 27 de março aconteceu o webinar dedicado ao tema: Acesso Aberto a publicações no H2020.

 

Eloy Rodrigues e Pedro Príncipe abordaram aspetos fundamentais sobre as diretrizes da EU, para cumprimento dos requisitos inerentes ao Acesso Aberto no H2020, bem como responderam a questões mais práticas sobre onde, o quê, como e quando depositar os resultados do seu projeto de investigação.

Neste âmbito foram igualmente evidenciados os serviços OpenAIRE, no apoio à implementação das políticas de Acesso Aberto, potenciando, agilizando e facilitando todo este processo, na medida em que auxiliam na criação de maior visibilidade aos resultados; conferindo-lhe maior impacto e simplificando o processo de reporting à EU.

Poderá ver e rever este webinar aqui,

Slides – https://drive.google.com/file/d/1evOXeiC2nPqmM2UveINE0yE6JU3GrKoZ/view

Gravação – https://youtu.be/1AVkb4HsNvc

Informamos que a próxima apresentação será no dia 3 de maio, subordinado ao tema: Dados Abertos e Planos de Gestão de Dados no H2020. Contamos consigo para divulgar e promover a Ciência Aberta!

Mais Informações: https://openaccess.sdum.uminho.pt/?p=5071

Autor: Paula Moura

Projetos Open Access | Universidade do Minho - Serviços de Documentação

By 9 de Abril de 2018 Read More →
Ciência Aberta no Horizonte 2020 – ciclo de webinars OpenAIRE 2018 para Portugal

Ciência Aberta no Horizonte 2020 – ciclo de webinars OpenAIRE 2018 para Portugal

No âmbito do projeto OpenAIRE, os Serviços de Documentação da Universidade do Minho, apresentam um ciclo de webinars para 2018 sobre Ciência Aberta no Horizonte 2020, cujo primeiro arranca já este mês!

Com este ciclo de webinars pretende-se dar a conhecer na prática os requisitos das políticas da Comissão Europeia para as publicações em acesso aberto e dados de investigação abertos. Os webinars terão a duração de uma hora e irão focar-se em aspetos práticos do Open Access e Open Data no H2020 – quais os requisitos obrigatórios, como cumprir as políticas da CE, que infraestruturas e sistemas existem disponíveis para apoiar os investigadores, coordenadores de projetos, gestores de ciência e bibliotecários, como gerir os requisitos na elaboração de propostas e na execução do projeto.

O OpenAIRE – infraestrutura de Acesso Aberto para a investigação na Europa – é o serviço que apoia a implementação da política de Ciência Aberta da Comissão Europeia no quadro do Horizonte 2020. Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho, enquanto secretariado português do OpenAIRE tem vindo a promover variadas ações de esclarecimento sobre os requisitos Open Access e Open Data no H2020.

Inscreva-se!

Formulário de inscrição – https://goo.gl/forms/hW0qfHbYn1vdO8Xe2

Autor: Paula Moura

Projetos Open Access | Universidade do Minho - Serviços de Documentação

By 9 de Março de 2018 Read More →
Atividade Open Access da UMinho partilhada em programa de mobilidade BAD

Atividade Open Access da UMinho partilhada em programa de mobilidade BAD

No âmbito do Programa de Mobilidade da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), o Gabinete de Projetos dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho tem vindo a receber colegas representantes de universidades nacionais desde 2014.

O ano de 2017 não foi exceção e dedicou os dias  09 e 10 de novembro ao tema: “Projetos Open Access da Universidade do Minho: do RepositóriUM à infraestrutura Europeia do Acesso Aberto”, contando com 2 participantes: Paulo J. Nunes e Manuel Moreno do ISPA e da Universidade de Lisboa, respetivamente.

O programa proposto teve como principal foco as atividades desenvolvidas pelo Gabinete de Projetos, que têm desenvolvido, ao longo dos últimos anos, um vasto trabalho na dinamização dos repositórios institucionais e no desenvolvimento do Acesso Aberto no panorama nacional e internacional.

Estes e outros programas que os SDUM têm vindo a acolher representam oportunidades cruciais para a troca de experiências profissionais e partilha de informação em virtude da melhor compreensão e disseminação do Acesso Aberto.

Autor: Raquel Truta

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 13 de Novembro de 2017 Read More →
Workshop – A Ciência Aberta no H2020

Workshop – A Ciência Aberta no H2020

Workshop – Open Science and European Open Access policies in H2020

Realiza-se no próximo dia 26 de abril, das 9:00 às 12:00 no Centro Cultura Vila Flor em Guimarães, integrado no 5° Encontro Português de Jovens Químicos (PYCheM) e o 1° Encontro Europeu de Jovens Químicos (EYCHeM) (http://5pychem.eventos.chemistry.pt/), um workshop dedicado à Ciência Aberta e à política Open Access do programa quadro H2020.

Focado nos jovens investigadores, este workshop pretende apresentar as vantagens da Ciência Aberta no contexto atual da gestão de ciência e a forma como os financiadores potenciam esse contexto aberto, quer para as publicações, quer para os dados científicos.

Programa:

What could Open Science mean for Chemistry? – Simon Coles – University of Southampton

Open Access to Publications in H2020 – Pedro Príncipe – University of Minho

Research Data Management – Joy Davidson – Digital Curation Centre

 

Esta iniciativa promovida pelo projeto FOSTER permite-lhe participar gratuitamente no workshop, sujeito a inscrição através do correio eletrónico europychem@gmail.com para onde devem enviar o vosso nome completo.

 

pychem

 


foster
 sdum

Autor: José Carona Carvalho

Gestor de Projeto no Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Gestão dos serviços de informação, apoio e formação são as áreas de intervenção.

By 19 de Abril de 2016 Read More →
Open Access e Dados Abertos no Horizonte 2020 divulgados nos webinars 2016 do OpenAIRE Portugal – inscreva-se!

Open Access e Dados Abertos no Horizonte 2020 divulgados nos webinars 2016 do OpenAIRE Portugal – inscreva-se!

No âmbito dos projetos Open Access OpenAIRE, PASTEUR4OA, FOSTER e RCAAP vão realizar-se vários webinars durante o ano de 2016 que visam apoiar a implementação da política Open Access da Comissão Europeia para o Horizonte 2020.

banner_webinars_openaire_projetos_2016Estes webinars são promovidos pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, enquanto Secretariado Nacional Open Access do projeto OpenAIRE, em parceria com a iniciativa nacional RCAAP e os projetos europeus FOSTER e PASTEUR4OA, e destinam-se a investigadores, coordenadores de projetos e gestores ciência envolvidos em projetos com financiamento no quadro da Comissão Europeia ou FCT, e também a gestores de repositórios e bibliotecários.

Lista de webinars disponíveis para o 1º semestre de 2016:

  • TAXAS DE PUBLICAÇÃO – apoios para financiar taxas de publicação em Acesso Aberto nos projetos do 7º PQ
    • (9 de fevereiro, 11h00- orador: Pedro Príncipe).
    • Destinatários: investigadores, coordenadores de projetos, gestores/administradores de ciência, bibliotecários.
  • ACESSO ABERTO NO H2020 – requisitos da política de Acesso Aberto da CE no Horizonte 2020
    • (1 de março, 11h00 – orador: Eloy Rodrigues).
    • Destinatários: investigadores, coordenadores de projetos, gestores/administradores de ciência.
  • O PODER DOS REPOSITÓRIOS – como associar a informação dos projetos às publicações depositadas no RCAAP
    • (15 de março, 11h00 – oradores: Pedro Príncipe, Ricardo Saraiva, Raquel Truta, José Carvalho).
    • Destinatários: Gestores de repositórios, Bibliotecários.
  • POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE ACESSO ABERTO – da definição à monitorização
    • (22 de março, 11h00 – oradores: Clara Boavida e Eloy Rodrigues).
    • Destinatários: responsáveis institucionais e gestores de repositórios.
  • DADOS ABERTOS NO H2020 – projeto piloto dos dados abertos no Horizonte 2020
    • (5 de abril, 11h00 – orador: Pedro Príncipe).
    • Destinatários: investigadores, coordenadores de projetos, gestores/administradores de ciência e gestores de repositórios.
 :: inscrições: http://goo.gl/forms/EbP4zaFcYz ::

Webinars2016_TODOS

Autor: Pedro Príncipe

Profissional de informação, documentação e comunicação. Actualmente nos serviços de documentação da Univ. Minho como gestor de projectos Open Access - OpenAIRE e OpenAIREplus. Formador de TIC. Vive com paixão!

By 25 de Janeiro de 2016 Read More →
Visita de Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Visita de Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

No âmbito de uma visita de trabalho à Universidade do Minho,  a nova Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, acompanhada pelo Reitor (António Cunha) e Vice-Reitor (Rui Vieira de Castro) da Universidade do Minho , visitou hoje, dia 17 de dezembro de 2015, os Serviços de Documentação da Universidade do Minho tendo reunido com o Diretor dos SDUM, Eloy Rodrigues.

IMG_1285

A reunião teve como propósito conhecer de uma forma mais próxima o RepositóriUM e os projetos e atividades, no âmbito do Acesso Aberto, nos quais a Universidade do Minho tem assumido responsabilidades de coordenação científica e/ou técnica. Na reunião foi possível apresentar brevemente, e trocar algumas impressões,  sobre os projetos e atividades na área das infraestruturas (RCAAP e OpenAIRE),  da coordenação de políticas (PASTEUR4OA), da formação e sensibilização (FOSTER) e do alinhamento e cooperação internacional (COAR, Portal do Conhecimento de Cabo Verde e Repositório Insitucional da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e).

Autor: Raquel Truta

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 17 de Dezembro de 2015 Read More →
ERASMUS staff training 2015: visitas ao gabinete de projetos Open Access da UMinho

ERASMUS staff training 2015: visitas ao gabinete de projetos Open Access da UMinho

No âmbito do Programa de Mobilidade – ERASMUS staff training, o Gabinete de Projetos dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho tem vindo a acolher representantes de universidades de outros países europeus, ao longo dos anos.

Se durante os meses de março e abril recebemos colegas de Espanha, Alemanha e Japão, no passado mês de setembro a Turquia e a República Checa fizeram-se representar por Hakan Yanaz da University of Ozyegin e Josef Krupicka  da University of Pardubice respetivamente.

O foco da visita centrou-se na gestão do RepositóriUM, particularmente em questões práticas de administração e na dimensão da interoperabilidade. Os projetos Open Access em que a equipa dos Serviços de Documentação tem participado, quer a nível internacional (OpenAIRE, FOSTER e PASTEUR4OA), quer a nível nacional (RCAAP), foram também apresentados.

20150910_160024

Estes intercâmbios de informação sobre diferentes realidades de projetos desenvolvidos em contexto universitário são, inequivocamente, primordiais na disseminação do Acesso Aberto na Europa.

Autor: Raquel Truta

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 13 de Outubro de 2015 Read More →
Webinar OpenAIRE: Identificação de projetos financiados nas publicações depositadas nos repositórios da rede RCAAP

Webinar OpenAIRE: Identificação de projetos financiados nas publicações depositadas nos repositórios da rede RCAAP

A Universidade do Minho, enquanto secretariado nacional de Acesso Aberto da infraestrutura OpenAIRE, promove nos próximos dias 15 e 22 de setembro dois webinars para gestores de repositórios sobre como associar a informação dos projetos financiados às publicações depositadas nos repositórios da rede RCAAP.

Partindo dos casos de projetos com financiamento do 7º Programa-Quadro e Horizonte 2020 da Comissão Europeia (CE), e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), os webinars têm como objetivo clarificar como podem os repositórios apoiar a aplicação dos requisitos Open Access no quadro destes programas de financiamento ou financiadores, dando a conhecer os recursos e ferramentas que o OpenAIRE disponibiliza para a rede de repositórios RCAAP.

openaire_projects

Os repositórios assumem hoje um papel central na realização das políticas e mandados dos organismos financiadores de ciência, particularmente na identificação de publicações e nos meios de monitorização dos resultados desses requisitos Open Access. Neste sentido, estes webinars, desenvolvidos no âmbito das atividades do projeto europeu OpenAIRE2020 em parceria com a rede RCAAP, serão um relevante contributo para a preparação dos profissionais de informação, gestores de repositórios, bibliotecários e administradores de ciência para melhor apoiarem investigadores e organismos envolvidos em projetos com financiamento da FCT ou CE (H2020 e 7ºPQ).

Programa dos webinars:

– Infraestrutura OpenAIRE e as políticas Open Access da Comissão Europeia e da FCT, Pedro Príncipe

– Como identificar os projetos financiados nos registos das publicações depositadas nos repositórios do RCAAP, Pedro Príncipe

  • Demonstração no RepositóriUM, Ricardo Saraiva
  • O Caso da Biblioteca Digital do IP Bragança, Clarisse Pais
  • Demonstração no Repositório Comum, José Carvalho

Perguntas e respostas

Inscrições via formulário: http://goo.gl/forms/OP6fAHvlPZ

Mais informações: http://openaccess.sdum.uminho.pt/wp-content/uploads/2015/08/Webinar_setembro2015_OpenAIRE.pdf

Webinar_setembro2015_OpenAIRE

Autor: Pedro Príncipe

Profissional de informação, documentação e comunicação. Actualmente nos serviços de documentação da Univ. Minho como gestor de projectos Open Access - OpenAIRE e OpenAIREplus. Formador de TIC. Vive com paixão!

By 5 de Agosto de 2015 Read More →
OpenAIRE integra dados dos projetos financiados pela FCT na sua infraestrutura de Acesso Aberto

OpenAIRE integra dados dos projetos financiados pela FCT na sua infraestrutura de Acesso Aberto

A Fundação para a Ciência e Tecnologia foi o primeiro financiador nacional a usufruir dos serviços de dados e informação OpenAIRE para organismos financiadores de ciência. A infraestrutura OpenAIRE disponibiliza, desde maio do corrente ano, a informação de quase 7000 publicações identificadas como resultados de 2690 projetos com financiamento da FCT, resultado de um projeto piloto que tem como finalidade agregar no portal OpenAIRE os projetos e bolsas financiadas pela FCT e identificar as publicações que lhes estão associadas depositadas em repositórios das rede OpenAIRE e RCAAP.

OpenAIRE_FCT_portal_may2015

Os dados agregados nesta infraestrutura de Acesso Aberto para a investigação na Europa, resultam da primeira fase deste projeto piloto onde foram já integrados 10688 projetos financiados pela FCT entre 2000 a 2014. Com base na informação destes projetos, e resultado dos serviços de inferência e processos de text mining do OpenAIRE, foram já identificadas 6705 publicações associadas a 2690 projetos. Para este primeiro conjunto de dados, já disponibilizados publicamente, foram alvo de text mining os conteúdos de apenas uma parte dos repositórios institucionais portugueses integrantes do RCAAP, especificamente os repositórios que integram o Serviço de Alojamento de Repositórios (SARI = 28) mais o RepositóriUM (Universidade do Minho). Destes primeiros resultados, destacam-se 1148 publicações identificadas no RepositóriUM, 439 nos repositórios ULisboa/UTL e 307 na Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança, mas praticamente todos os repositórios portugueses da rede RCAAP têm publicações associadas a projetos FCT.

FCT_OpenAIRE_data_providers_may2015Um dos serviços relevantes que resulta deste piloto é a integração da lista de projetos FCT na API do OpenAIRE, onde já constavam os projetos do 7º Programa-Quadro da Comissão Europeia e da Fundação Welcome Trust. Esta lista está agora disponível para os repositórios RCAAP via addon DSpace do formulário de submissão (já instalado nos repositórios do SARI), facilitando assim a associação de projetos a publicações no momento do depósito. Atualmente, a API OpenAIRE disponibiliza informação de mais de 10000 projetos financiados entre janeiro de 2000 a fevereiro de 2014, sendo previsível que até ao final do ano sejam incorporados outros em falta, entretanto aprovados em 2014 e 2015, e também as bolsas individuais.

O trabalho já desenvolvido, demonstra a relevância da infraestrutura OpenAIRE para apoiar:

  1. os organismos financiadores do espaço europeu de investigação, na monitorização das suas políticas de acesso aberto;
  2. os repositórios, na identificação de publicações que se configurem como resultado de projetos;
  3. os projetos, e seus investigadores e coordenadores, na disseminação dos seus resultados e disponibilização de listas de publicações para efeito de relatórios de projeto,
  4. as redes de repositórios e outros sistemas de informação científica nacional, na operacionalização de serviços de identificação e associação de projetos a publicações e conjuntos de dados científicos.

Especificamente, no quadro das atividades do RCAAP, o trabalho desenvolvido na infraestrutura OpenAIRE, vem apoiar a realização e monitorização da Política de Acesso Aberto da FCT, através:

a) da disponibilização do serviço web para identificação dos projetos;

b) da identificação de projetos em publicações já agregadas no portal OpenAIRE.

A equipa da UMinho em colaboração com o RCAAP irá levar a cabo nos próximos meses um conjunto de iniciativas dedicadas à identificação dos projetos financiados (FCT, 7ºPQ e H2020) nas publicações dos repositórios do RCAAP. Já no próximo mês de setembro serão realizados dois webinars para gestores de repositórios e outros profissionais de informação e administradores de ciência para melhor clarificar estas questões – participe!

openaire_connections

Autor: Pedro Príncipe

Profissional de informação, documentação e comunicação. Actualmente nos serviços de documentação da Univ. Minho como gestor de projectos Open Access - OpenAIRE e OpenAIREplus. Formador de TIC. Vive com paixão!

By 31 de Julho de 2015 Read More →
OpenAIRE2020: um novo horizonte para a Ciência Aberta

OpenAIRE2020: um novo horizonte para a Ciência Aberta

A riqueza da investigação científica no espaço da União Europeia vai ser disponibilizada de forma aberta para todos. Um ano após o início do novo Programa-Quadro Horizonte 2020 da Comissão Europeia, a infraestrutura OpenAIRE entra numa nova fase de financiamento para a continuidade do projeto – o OpenAIRE2020 que se inicia em janeiro de 2015. Esta iniciativa vai implementar a política e mandato de Acesso Aberto no quadro do Horizonte 2020 e será uma das infraestruturas europeias chave para apoiar o projeto piloto de dados abertos da CE.

Iniciativa pan-europeia de informação científica e académica aberta

Cinquenta parceiros de todos os países da União Europeia e não só, vão colaborar nesta iniciativa de grande escala que visa promover a informação e o conhecimento científico e académico em Acesso Aberto e melhorar substancialmente a descoberta e a reutilização das publicações e dos dados de investigação científica.

openaireplus_logoAo financiar a próxima fase da infraestrutura OpenAIRE, a Comissão Europeia está a enviar uma forte mensagem de que está a tomar medidas reais no sentido da disponibilização em Acesso Aberto de todos os resultados dos projetos científicos, unindo investigação e inovação, e colocando a inspiração colaborativa e diversificada da Europa em lugar central.

A iniciativa reúne profissionais de bibliotecas de investigação e ensino superior, organizações de investigação científica, infraestruturas nacionais de informação e especialistas em dados científicos, investigadores de tecnologias da informação e comunicação e de questões legais, demostrando a natureza verdadeiramente colaborativa deste trabalho pan-europeu. Uma rede de pessoas, representada por Secretariados Nacionais de Acesso Aberto, vai promover atividades para agregar os resultados científicos dos projetos no quadro do H2020 e apoiar a gestão de dados de investigação.

Apoiando este vasto alcance, a plataforma OpenAIRE será a infraestrutura técnica vital para reunir e interligar os conteúdos em larga escala dos resultados de investigação científica em toda a Europa. O projeto irá criar serviços e fluxos de informação com base no valioso conteúdo dos repositórios de literatura e dados científicos, o que permitirá uma rede interoperável de repositórios institucionais e temáticos (por via da adoção de diretrizes comuns) e o depósito facilitado num repositório comum (via repositório Zenodo).

horizonte2020O projeto OpenAIRE2020 apoiará a monitorização dos resultados da investigação no âmbito do H2020, e será uma infraestrutura essencial para o reporte das publicações científicas dos projetos H2020, já que estará acoplada aos sistemas de informação da CE. O piloto de dados científicos da CE será apoiado através de divulgação à escala europeia das melhores práticas de gestão de dados de investigação e do repositório Zenodo, que irá fornecer serviços de armazenamento de dados. Outras atividades incluem: colaboração com financiadores nacionais para reforçar os serviços de análise das infraestruturas de investigação; um piloto para o Acesso Aberto dourado e taxas de processamento dos artigos (APC) com a colaboração da LIBER; novos métodos de avaliação e publicação científica com o envolvimento de hypotheses.org; um estudo e um piloto sobre os indicadores científicos relacionados com o Acesso Aberto com a ajuda do CWTS; estudos jurídicos para investigar questões de privacidade dos dados relevantes para o piloto de dados abertos da CE; e alinhamento internacional com redes de repositórios similares com o envolvimento da COAR.

science_set_free

Sobre o OpenAIRE

O OpenAIRE é uma iniciativa colaborativa europeia com o objetivo comum de promover uma mudança para o Acesso Aberto em benefício da inovação, da indústria e da sociedade. Todos os parceiros estão unidos no esforço de tornar o Acesso Aberto uma realidade global durante este período crucial na informação e comunicação científica.

A infraestrutura OpenAIRE opera atualmente uma rede de mais de 520 repositórios, integrando mais de 9 milhões de publicações em Acesso Aberto e 1000 conjuntos de dados, com cinquenta mil organizações e trinta mil projetos de dois organismos financiadores. Tem identificado mais de 100000 publicações de cerca de metade dos 26000 projetos do 7ºPQ, e oferece serviços de integração de publicações e dados.

Sobre a participação da Universidade do Minho

A Universidade do Minho, através dos seus Serviços de Documentação (SDUM), é a instituição portuguesa que integra a iniciativa OpenAIRE desde o seu início, acumulando as funções de Secretariado Nacional para o Acesso Aberto em Portugal, com a coordenação dos Secretariados Nacionais nos países da região sul da Europa (Chipre, Grécia, Itália, Malta, Portugal, Espanha e Turquia). Pertencendo ao núcleo de coordenação do OpenAIRE, os SDUM assumem ainda a responsabilidade de coordenação da área deserviços de informação de suporte, helpdesk e diretrizes técnicas para a interoperabilidade, contribuindo igualmente noutras áreas de trabalho como a disseminação, o alinhamento internacional e os indicadores estatísticos.

 

Autor: Pedro Príncipe

Profissional de informação, documentação e comunicação. Actualmente nos serviços de documentação da Univ. Minho como gestor de projectos Open Access - OpenAIRE e OpenAIREplus. Formador de TIC. Vive com paixão!

By 5 de Dezembro de 2014 Read More →