Portal do Conhecimento

Visita de Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Visita de Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

No âmbito de uma visita de trabalho à Universidade do Minho,  a nova Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, acompanhada pelo Reitor (António Cunha) e Vice-Reitor (Rui Vieira de Castro) da Universidade do Minho , visitou hoje, dia 17 de dezembro de 2015, os Serviços de Documentação da Universidade do Minho tendo reunido com o Diretor dos SDUM, Eloy Rodrigues.

IMG_1285

A reunião teve como propósito conhecer de uma forma mais próxima o RepositóriUM e os projetos e atividades, no âmbito do Acesso Aberto, nos quais a Universidade do Minho tem assumido responsabilidades de coordenação científica e/ou técnica. Na reunião foi possível apresentar brevemente, e trocar algumas impressões,  sobre os projetos e atividades na área das infraestruturas (RCAAP e OpenAIRE),  da coordenação de políticas (PASTEUR4OA), da formação e sensibilização (FOSTER) e do alinhamento e cooperação internacional (COAR, Portal do Conhecimento de Cabo Verde e Repositório Insitucional da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e).

Autor: Raquel Truta

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

By 17 de Dezembro de 2015 Read More →
O Portal do Conhecimento de Cabo Verde

O Portal do Conhecimento de Cabo Verde

Resultante de um protocolo de colaboração entre a Universidade do Minho e o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde (MESCI), o Portal do Conhecimento reúne a produção científica de um conjunto alargado de instituições assim como um acervo bibliográfico de documentos governamentais e históricos sobre Cabo Verde.

Coube ao Gabinete de Projetos Open Access o desenvolvimento do Portal no qual foi adotado um conceito misto de biblioteca digital e de repositório científico. Esta abordagem obrigou à utilização de dois esquemas de metadados distintos, permitindo a separação clara destas duas tipologias de documentos e a adoção das diretrizes DRIVER para os conteúdos científicos.

No levantamento dos recursos disponíveis para integrar o Portal do Conhecimento, existia já o Repositório da Universidade Jean Piaget que foi automaticamente integrado no Portal, permitindo-lhe independência total dos seus conteúdos. Os restantes conteúdos são submetidos automaticamente no Portal pelas respetivas comunidades.

cabo_verde_screenshot

Iniciado em março de 2012, o Portal do Conhecimento conta, dois anos depois, com 581 registos da biblioteca digital e 1638 trabalhos científicos.

Na biblioteca digital existem diversos documentos sobre Cabo Verde assim como equivalências de teses e dissertações.

Ao nível dos trabalhos científicos desenvolvidos em instituições de Cabo Verde, conta principalmente com teses e dissertações, cerca de 60% dos documentos, sendo que cerca de 90% estão disponíveis em língua portuguesa.

O Portal do Conhecimento de Cabo Verde é mais uma iniciativa que contribui para a disponibilização em acesso aberto da produção científica em língua portuguesa!

Autor: José Carona Carvalho

Gestor de Projeto no Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Gestão dos serviços de informação, apoio e formação são as áreas de intervenção.

By 4 de Agosto de 2014 Read More →
Visita da Professora María Soledad Ramirez Montoya da Escuela de Graduados en Educación del Tecnológico de Monterrey, México

Visita da Professora María Soledad Ramirez Montoya da Escuela de Graduados en Educación del Tecnológico de Monterrey, México

Recebemos, no dia 23 de Novembro, a visita de trabalho de María Soledad Ramirez Montoya, professora investigadora da Escuela de Graduados en Educación del Tecnológico de Monterrey, México.  A visita que ocorreu na sequência da realização de uma investigação sobre inovação e práticas educativas, e-Learning, repositórios e acesso aberto, visou ainda conhecer com maior detalhe as atividades relacionadas com o Acesso Aberto desenvolvidas pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Durante a visita e no âmbito da referida investigação, foi feita uma entrevista ao gestor do RepositóriUM, em que foi dado a conhecer um pouco sobre a história e atividades do repositório institucional da Universidade do Minho desde a sua génese.

Neste encontro houve ainda oportunidade para apresentar os diferentes projetos e atividades em que os SDUM estão ou estiveram envolvidos: RCAAP; OpenAIRE e OpenAIREplus, MedOANet, Portal do Conhecimento de Cabo Verde, NECOBELAC e DRIVER.

Estamos certos que esta visita contribuiu para um melhor conhecimento mútuo e para a avaliação de oportunidades de cooperação entre as nossas organizações.

Autor: Ricardo Saraiva

Gestor do RepositóriUM - repositório institucional da Universidade do Minho.

By 10 de Dezembro de 2012 0 Comments Read More →
Visita de Coordenadora do IBICT ao Gabinete de Projetos Open Access

Visita de Coordenadora do IBICT ao Gabinete de Projetos Open Access

Recebemos, no dia 4 de Outubro, a visita de trabalho de Maria Carmem Romcy de Carvalho, Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).  A visita que ocorreu na sequência da realização da 3ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, visou conhecer com maior detalhe as atividades relacionadas com o Acesso Aberto desenvolvidas pelos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Durante a visita a equipa do Gabinete de Projetos teve oportunidade de apresentar, a partir deste site que recentemente iniciamos, os diferentes projetos e atividades em que estamos ou estivemos envolvidos: OpenAIRE e OpenAIREplus, MedOANet, Portal do Conhecimento de Cabo Verde, NECOBELAC e DRIVER. O RepositóriUM, que esteve na origem de toda a nossa atividade neste domínio e continua a ser o nosso “porta-estandarte” foi também analisado. Tivemos ainda oportunidade de explorar um pouco o sistema de gestão da qualidade dos SDUM, em particular os aspetos relacionados com os processos da gestão de projetos e o do RepositóriUM.

Estamos certos que esta visita contribuiu para um melhor conhecimento mútuo e para o reforço das relações entre as nossas organizações, que desde 2010 decorre no âmbito da cooperação luso-brasileira entre o projeto RCAAP e o IBICT, na sequência do Memorando de Entendimento entre os Ministros da Ciência de Portugal e do Brasil.

Autor: Eloy Rodrigues

Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho

By 8 de Outubro de 2012 0 Comments Read More →