Open Access Tracker

. 13 de Dezembro de 2012 . 0 Comments

O projeto MedOANet tem o prazer de anunciar o lançamento da ferramenta online ‘Open Access Tracker’.

MedOANet (Mediterranean Open Access Network) é um projeto de dois anos financiado pelo programa Ciência e Sociedade do 7º Programa-Quadro da Comissão Europeia. O projeto pretende reforçar políticas existentes, estratégias e estruturas de acesso aberto e contribuir para a implementação de novas políticas, estruturas e estratégias nos seis países do Mediterrâneo: Grécia, Turquia, Itália, França, Espanha e Portugal.

A fim de manter o controlo dos avanços do acesso aberto nestes países, observar o seu crescimento e ter uma visão em tempo real do estado de arte, tendo por base fontes oficiais, desenvolveu-se uma ferramenta online designada por ‘Open Access Tracker’.
O ‘Open Access Tracker’ reúne informação sobre revistas científicas, repositórios em acesso aberto, políticas institucionais, políticas de financiadores e de editores representando as atividades de acesso aberto nos seus países.

O ‘tracker’ agrega informação de serviços autorizados como o DOAJ, SHERPA/RoMEO, SHERPA/Juliet, OpenDOAR e ROARMAP. Mostra o crescimento dos diferentes tipos de atividades de acesso aberto e de políticas em números, permitindo criar um perfil de cada país, mas também apresentar o crescimento deste tipos de recursos de uma forma visual por país e por ano como representado nas fontes externas que utiliza. O ‘tracker’ pretende incentivar a comunidade de interessados a registar os seus recursos em acesso aberto nestes serviços, de modo a que estes dados sejam recolhidos e agregados no ‘tracker’, como forma de aumentar o grau de precisão das informações sobre o estado do acesso aberto nos seis países participantes.

O ‘Open Access Tracker’ tem funções de Navegação e de Procura que permitem encontrar muito facilmente a informação recolhida.

O ‘Open Access Tracker’ permite:

  •  Ter uma visão geral do acesso aberto em tempo real dos seis países
  • Disseminar atividades sobre acesso aberto a decorrer com referência a revistas científicas, repositórios e políticas
  • Saber quais as políticas de acesso aberto dos editores científicos e dos financiadores de ciência do Mediterrâneo
  • Comparar as tendências de acesso aberto no Mediterrâneo
  • Observar o crescimento anual dos recursos de acesso aberto
  • Ter uma ferramenta para promover o acesso aberto com dados que suportem as atividades de disseminação

Experimente o ‘Open Access Tracker’ do MedOANet!

http://www.medoanet.eu/open-access-tracker-information

Categorias: blogue & notícias, internacional, MedOAnet, nacional, políticas, sobre os projetos, temático

Sobre o Autor ()

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *