By 21 de Março de 2013 Read More →

Repositórios de Acesso Aberto e Preservação Digital

Os Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) disponibilizam mais um folheto informativo desta vez dedicado ao tema da preservação digital no âmbito dos repositórios de acesso aberto. Teve como base o estudo “Estado da Arte em Preservação Digital”, apresentado em fevereiro de 2012 e disponível em: http://hdl.handle.net/1822/17049

Para além de uma contextualização geral do conceito de preservação digital procurou-se fazer o seu enquadramento nos repositórios de acesso aberto e exemplificar os projetos, as arquiteturas e as estratégias que têm demonstrado resultados significativos nesta área.

Este folheto informativo está disponível aqui.

Pode ser consultado também no Scribd:

Preservacao Digital Briefing Paper

Autor: Clara Parente Boavida

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. A desempenhar funções como Open Access Advisor desde 2009.