MedOANet juntou parceiros para avaliar o mapeamento das políticas OA realizado nos primeiros meses do projeto

. 20 de Agosto de 2012 . 0 Comments

Decorreu no dia 16 de Julho de 2012, em Madrid, o Workshop para os parceiros do Projeto MedOANet. Este evento faz parte da lista de atividades do projeto. Foi organizado pelo parceiro de Espanha – FECYT – que é a Fundação Espanhola para a Ciência e a Tecnologia.

Teve como objetivo juntar os parceiros do projeto para participarem num fórum de discussão sobre o trabalho desenvolvido até ao momento relativo à identificação e ao mapeamento das políticas, das estratégias e das estruturas existentes nos seis países do Mediterrâneo e delinear os trabalhos futuros. A identificação das políticas, estratégias e estruturas de cada um dos seis países foi realizada através da utilização de três inquéritos por questionário dirigidos a instituições que desenvolvem investigação científica, a financiadores da ciência e a editores de revistas científicas.

Os resultados dos inquéritos pretendem dar uma visão geral da corrente situação das políticas e práticas de acesso aberto na França, Grécia, Itália, Portugal, Espanha e Turquia destacando determinados tópicos relacionados com o acesso aberto como: os direitos de autor, o licenciamento, a implementação de políticas e a sua monitorização.

De uma forma geral, os resultados destes inquéritos, nos seis países participantes no estudo, enfatizam o papel importante das instituições que desenvolvem investigação científica na promoção e disseminação do acesso aberto revelando-se como um forte impulsionador de mudança ao acesso dos resultados da investigação científica. Pelo contrário, os financiadores da ciência reportaram fracos desenvolvimentos na definição e implementação de políticas de acesso aberto demonstrando, no entanto, vontade de um envolvimento mais efetivo nesta área. Os editores científicos com maior número de respostas são de pequena e média dimensão, a maioria, sociedades científicas. Grande parte dos editores já permite alguma forma de acesso aberto aos artigos que publicam, mesmo, se não apresentarem de uma forma clara os procedimentos relacionados com os direitos de autor e com o licenciamento das suas publicações.

Os parceiros irão apresentar relatórios detalhados com a análise dos dados dos seis países participantes no estudo, assim como, os resultados gerais, a análise de temas específicos e as conclusões.

O resumo do Workshop publicado pela LIBER está disponível neste endereço: http://medoanet.eu/news/medoanet-partner-workshop

Tags:

Categorias: blogue & notícias, internacional, MedOAnet, políticas, sobre os projetos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *