By 24 de Janeiro de 2014 Read More →

OpenAIRE publica estudo sobre a proteção de dados científicos com recomendações sobre o acesso aberto

Foi apresentado recentemente o livro “Safe to be open : Study on the protection of research data and recommendations for access and usage” que resulta de um estudo desenvolvido ao longo do ano de 2013 no âmbito do projeto OpenIAREplus, abordando as questões jurídicas mais importantes na implementação de uma infraestrutura de informação científica de Acesso Aberto, com recomendações sobre o acesso e uso dos dados científicos.

As primeiras conclusões do estudo sobre as questões legais associadas ao acesso aos dados produzidos em investigação científica foram apresentadas no Workshop OpenAIRE, realizado em Novembro passado em Vilnius, onde se disponibilizou publicamente o sumário do estudo com a principais conclusões (consultar http://tinyurl.com/openairelicensingstudysummary).

O resultado completo deste estudo foi agora publicado em livro pela editora da Universidade de Göttingen (Alemanha) – parceira no projeto OpenAIREplus – e pode ser acedido na sua versão ebook em acesso livre na seguinte ligação: http://webdoc.sub.gwdg.de/univerlag/2013/legalstudy.pdf.

Autor: Pedro Príncipe

Profissional de informação, documentação e comunicação. Actualmente nos serviços de documentação da Univ. Minho como gestor de projectos Open Access - OpenAIRE e OpenAIREplus. Formador de TIC. Vive com paixão!

Comments are closed.