OpenAIRE e COAR juntaram as peças para perspectivar o futuro de afirmação das infraestruturas Open Access

. 28 de Julho de 2014

No final do passado mês de maio realizou-se em Atenas a Conferência OpenAIRE-COAR 2014 que juntou 170 participantes neste evento organizado no âmbito do projeto OpenAIREplus e pela Confederação de Repositórios de Acesso Aberto (COAR).

Numa metáfora feliz em função do local da realização de evento – Museu Acrópole de Atenas – o mote desta conferência foi o de procurar juntar as peças de uma realidade em expansão e afirmação – o Acesso Aberto, os repositórios e as infraestruturas Open Access na Europa e no mundo.

OpenAIRE_Acropolis

Os dois dias de uma conferência que juntou especialistas, projetos e experiências para uma reflexão integrada sobre o ecossistema Open Access, explorando formas de implementação prática das infraestruturas Open Access  no mundo, conhecendo melhor redes de repositórios e compreendendo como os desenvolvimentos recentes nos repositórios se cruzam com novos serviços e políticas institucionais, e novas formas de gestão de dados e comunicação científica.

As apresentações realizadas podem ser consultadas na página do programa da conferência no site do COAR em https://www.coar-repositories.org/community/events/annual-meeting-2014/program, sendo que os slides estão também disponíveis via slideshare do OpenAIRE – www.slideshare.net/OpenAIRE_eu.
Destaca-se igualmente um artigo publicado na newsletter OpenAIRE com o resumo da conferência – para ler em https://www.openaire.eu/newsletter-items/openaire-coar-2014-conference.

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, institucional, OpenAIREplus

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.