Atividade Open Access da UMinho partilhada em programas de mobilidade europeus

. 26 de Agosto de 2014

O Gabinete de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, no âmbito do programa de mobilidade LLP-Erasmus staff, tem vindo a receber ao longo dos últimos anos a visita de colegas de universidades de outros países europeus.

Estes programas representam reais oportunidades para a troca de experiências profissionais e partilha de informação sobre diferentes projetos nas instituições de ensino superior, e têm-se revelado momentos marcantes para uma melhor compreensão sobre os desenvolvimentos do Acesso Aberto na Europa.

Apresentação dos projetos OA da UMinho a Ivonne Ruijter

Apresentação de Eloy Rodrigues sobre os projetos OA da UMinho a Ivonne Ruijter

Este ano de 2014 ocorreram já três programas de mobilidade para colegas da Turquia, Holanda e Espanha, centrados essencialmente na atividade de gestão do RepositóriUM e de realização dos projetos em curso de dimensão nacional ou europeia (RCAAP, FOSTER, PASTEUR4OA e OpenAIRE).

UMinho ERASMUS, Sonmez Celik - Dogus University

Sonmez Celik da Dogus Univ. com Equipa OA dos SDUM

No passado mês de março, recebemos a visita do colega Sonmez Celik da Dogus University de Istambul para um programa focado nos Repositórios, particularmente na dimensão prática de administração e nas questões de interoperabilidade. Sonmez Celik visitou a UMinho no âmbito da colaboração com o projeto OpenAIRE, e como bibliotecário tem desempenhado um papel relevante no apoio técnico ao Secretariado Nacional de Open Access da rede OpenAIRE na Turquia  que é liderado pela Biblioteca do Izmir Institute of Technology.

UMinho Erasmus - Ivonne Ruijter

Ivonne Ruijter de Amesterdão com Equipa OA dos SDUM

No passado mês de julho tivemos oportunidade de acolher duas novas colegas para dois programas distintos. Primeiro, recebemos a colega Ivonne Ruijter de Amesterdão para um programa sobre os projetos Open Access nacionais e europeus dos SDUM e unidades de apoio aos investigadores da UMinho. Acolhemos depois a bibliotecária Elvira Aleixandre Baeza da Universitat Jaume I de Castelló em Espanha para um novo programa, igualmente para uma visão integral do Open Access na UMinho mas com um enfoque prático no RepositóriUM.

Erasmus UMinho de Elvira Aleixandre Baeja

Elvira Aleixandre Baeza da Universitat Jaume I com Pedro Príncipe, José Carvalho e Ricardo Saraiva

Tags: ,

Categorias: FOSTER, OpenAIRE, OpenAIREplus, PASTEUR4OA, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.