PASTEUR4OA marcou presença na CONFOA 2014

. 13 de Outubro de 2014

De 6 a 8 de outubro de 2014 realizou-se a 5ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto na Universidade de Coimbra e o projeto PASTEUR4OA marcou presença em diversos momentos, contando com a participação da coordenadora do projeto Victoria Tsoukala, do EKT – Grécia.

No dia 6 de outubro foi apresentado um poster sobre o projeto intitulado PASTEUR4OA: alinhamento estratégico de políticas de Acesso Aberto para a União Europeia, por Clara Boavida da Universidade do Minho.

poster pasteur4oa confoa

No dia 7, Pablo de Castro, representando o EuroCRIS, organização parceira do projeto, mencionou a importância do PASTEUR4OA na construção de redes de comunicação que contribuem para o desenvolvimento de serviços de qualidade através de uma efetiva interoperabilidade entre sistemas.

EuroCRIS_edited

No dia 8, teve lugar a reunião do Grupo de Trabalho Nacional sobre Acesso Aberto  com representantes de 14 instituições que realizam investigação científica, editores e financiadores de ciência de Portugal e ainda com a presença da coordenadora do projeto PASTEUR4OA. Este encontro teve como objetivo dar continuidade aos trabalhos realizados no ano anterior, no âmbito do projeto MedOANet, contribuindo para fortalecer a interação entre os vários intervenientes do sistema de comunicação científica em Portugal de forma a promover o desenvolvimento e a implementação de políticas de Acesso Aberto alinhadas com as recomendações da Comissão Europeia e Horizonte 2020.

A agenda dividiu-se em três momentos: no primeiro momento Eloy Rodrigues forneceu algumas informações sobre os recentes desenvolvimentos relativos ao Acesso Aberto. Intervieram também João Moreira sobre o SCOAP3 e Victoria Tsoukala sobre o projeto RECODE. Seguiu-se a apresentação da Política de Acesso Aberto da Fundação para a Ciência e a Tecnologia por Vasco Vaz. Finalmente, foi apresentado o projeto PASTEUR4OA com destaque para as atividades futuras que irão contar com a participação de membros deste grupo. A reunião decorreu com participação ativa  e discussões vivas, proporcionando uma excelente dinâmica. O nosso bem-haja a todos os participantes e à equipa do Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra pelo apoio na organização da iniciativa.

GTN pasteur4oa

Clara Parente Boavida

Membro da equipa de projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. A desempenhar funções como Open Access Advisor desde 2009.

Categorias: blogue & notícias, nacional, PASTEUR4OA, políticas, sobre os projetos

Comentários encerrados.