Rede PASTEUR4OA de Organizações Key Node

. 5 de Dezembro de 2014

PASTEUR4OA é um projeto financiado pelo 7º PQ da CE que pretende harmonizar as políticas de acesso aberto de instituições que realizam investigação científica e financiadores de ciência dos Estados Membros com as recomendações da Comissão Europeia e Horizonte 2020.

No âmbito do projeto pretende-se criar uma rede Europeia designada por ‘Knowledge Net’ constituída por organizações ‘Key Node’ a funcionar de uma forma autónoma e sustentável após a conclusão do projeto. Para facilitar a coordenação e dinamização desta rede dividiu-se a Europa em cinco regiões cada uma coordenada por um ponto de contacto.

A Universidade do Minho é a organização em Portugal a desempenhar funções de Key Node e a coordenar a região SW da Europa que inclui para além de Portugal também a Espanha, Itália e Malta.

Sendo assim, podemos definir uma organização Key Node como sendo um representante nacional de um país Europeu (ou país vizinho) com conhecimento comprovado em matéria de comunicação científica e Acesso Aberto.

Foram identificadas 33 organizações por toda a Europa que têm como objetivos:

  1. Identificar decisores políticos nacionais (representantes de instituições que realizam investigação científica e financiadores de ciência) que possam promover a mudança nos seus países;
  2. Apoiar a implementação e desenvolvimento de políticas de Acesso Aberto ou alinhar as políticas existentes com as recomendações da Comissão Europeia e Horizonte2020;
  3. Desenvolver um programa de atividades que possa envolver as pessoas e organizações identificadas;
  4. Participar no Workshop Europeu  em Londres, nos dias 2 e 3 de dezembro de 2014;
  5. Nomear os participantes a estarem presentes nos dois eventos a realizar em cada uma das cinco regiões da Europa definidas no âmbito do projeto;
  6. Funcionar como centro nacional especializado nas questões do Acesso Aberto;
  7. Agir como ponto de contacto ao nível Europeu integrando a rede ‘Knowledge Net’ a funcionar após o término do projeto.

O mapa seguinte apresenta a distribuição das várias organizações Key Node pelo espaço Europeu.

Tags:

Categorias: blogue & notícias, internacional, PASTEUR4OA, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Comentários encerrados.