By 21 de Agosto de 2012 0 Comments Read More →

Guia OpenAIRE para instituições de investigação

O guia OpenAIRE para instituições de investigação tem como objectivo apoiar as instituições e os decisores na implementação de políticas e procedimentos viáveis de Open Access. As recomendações que constam do guia são baseadas nas boas práticas de um conjunto de Instituições de Investigação e Universidades da Europa.

Os serviços de Documentação da Universidade do Minho foram responsáveis no âmbito do consórcio OpenAIRE pelo desenvolvimento durante o primeiro ano do projeto de um toolkit (divulgado em abril de 2011) para a implementação de políticas Open Access na instituições de ensino superior e investigação, baseado na sua experiência nacional e nas melhores práticas europeias.

No guia encontrará os seguintes conteúdos:

• Open Access
    • O que é Open Access?
    • Porque é que o Open Access é desejável?
    • Como alcançar o Open Access?
    • Vantagens institucionais do Open Access
    • Open Access na Europa
  • Implementar o Open Access na sua instituição
    • Políticas institucionais de Open Access
    • Repositórios institucionais
    • Cumprimento do projeto piloto do 7º PQ e das Diretrizes ERC na sua instituição

O Guia está disponível em língua inglesa no site do projeto OpenAIRE em http://www.openaire.eu/en/component/attachments/download/141.

Autor: Pedro Príncipe

Profissional de informação, documentação e comunicação. Actualmente nos serviços de documentação da Univ. Minho como gestor de projectos Open Access - OpenAIRE e OpenAIREplus. Formador de TIC. Vive com paixão!