Eloy Rodrigues presidirá ao Conselho Executivo 2015-2018 da Confederação Mundial de Repositórios de Acesso Aberto

. 4 de Maio de 2015

No passado mês de abril, na Assembleia Geral realizada no Porto, a Confederação Mundial de Repositórios de Acesso Aberto (COAR) elegeu os membros do seu Conselho Executivo para 2015-2018. Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, foi eleito presidente do novo conselho que é constituído por seis membros representando a Europa, a África, a América Latina e a América do Norte.

A partir de 01 de outubro de 2015, Eloy Rodrigues, presidirá ao conselho executivo da COAR, que será constituído ainda por Carman Gloria Labbé, Vice-Presidente (CLARA, Chile), Marta Viragos, Tesoureiro (Universidade de Debrecen, Hungria), Daisy Selematsela, National Research Foundation (África do Sul), Oya Rieger da Universidade de Cornell (EUA) e Wolfram Horstmann de Göttingen University Library (Alemanha).

executiv_board_coar2015-2018

A Confederation of Open Access Repositories (COAR) é uma associação criada em outubro de 2009, para reunir instituições relacionadas com os repositórios de acesso aberto. Neste momento, a associação congrega e representa mais de 100 instituições de todo o mundo (Europa, América Latina, Ásia e América do Norte), constituindo a sua missão primordial, promover uma maior visibilidade e aplicação dos resultados resultantes de investigação através de redes globais de repositórios digitais de Acesso Aberto.

Através das instituições membro, a COAR está trabalhar no desenvolvimento de uma comunidade de repositórios de Acesso Aberto com práticas universais, em diferentes países, regiões e disciplinas. A visão da COAR assenta numa infraestrutura global de repositórios, sustentada numa rede de Acesso Aberto. Atualmente, a confederação possui vários grupos de trabalho e grupos de interesse bastante ativos, cada um com o seu próprio conjunto de responsabilidades, objetivos e finalidades, e com trabalhos relevantes produzidos recentemente.

Como aderir à COAR

Aderir à COAR poderá traduzir-se numa maior participação e melhor capacidade de contribuir para a prossecução dos objetivos da organização, tais como, a interoperabilidade, a sensibilização e promoção de repositórios OA, apoiar a comunidade de repositórios e trabalho em rede com parceiros em áreas afins.

A confederação oferece várias formas de participação, incluindo memberships para insituições individuais (https://www.coar-repositories.org/about/join/membership-fee-regulations), de consórcio, bem como, a oportunidade de participar como parceiro.

Tags:

Categorias: blogue & notícias, internacional

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.