OpenAIRE integra dados dos projetos financiados pela FCT na sua infraestrutura de Acesso Aberto

. 31 de Julho de 2015

A Fundação para a Ciência e Tecnologia foi o primeiro financiador nacional a usufruir dos serviços de dados e informação OpenAIRE para organismos financiadores de ciência. A infraestrutura OpenAIRE disponibiliza, desde maio do corrente ano, a informação de quase 7000 publicações identificadas como resultados de 2690 projetos com financiamento da FCT, resultado de um projeto piloto que tem como finalidade agregar no portal OpenAIRE os projetos e bolsas financiadas pela FCT e identificar as publicações que lhes estão associadas depositadas em repositórios das rede OpenAIRE e RCAAP.

OpenAIRE_FCT_portal_may2015

Os dados agregados nesta infraestrutura de Acesso Aberto para a investigação na Europa, resultam da primeira fase deste projeto piloto onde foram já integrados 10688 projetos financiados pela FCT entre 2000 a 2014. Com base na informação destes projetos, e resultado dos serviços de inferência e processos de text mining do OpenAIRE, foram já identificadas 6705 publicações associadas a 2690 projetos. Para este primeiro conjunto de dados, já disponibilizados publicamente, foram alvo de text mining os conteúdos de apenas uma parte dos repositórios institucionais portugueses integrantes do RCAAP, especificamente os repositórios que integram o Serviço de Alojamento de Repositórios (SARI = 28) mais o RepositóriUM (Universidade do Minho). Destes primeiros resultados, destacam-se 1148 publicações identificadas no RepositóriUM, 439 nos repositórios ULisboa/UTL e 307 na Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança, mas praticamente todos os repositórios portugueses da rede RCAAP têm publicações associadas a projetos FCT.

FCT_OpenAIRE_data_providers_may2015Um dos serviços relevantes que resulta deste piloto é a integração da lista de projetos FCT na API do OpenAIRE, onde já constavam os projetos do 7º Programa-Quadro da Comissão Europeia e da Fundação Welcome Trust. Esta lista está agora disponível para os repositórios RCAAP via addon DSpace do formulário de submissão (já instalado nos repositórios do SARI), facilitando assim a associação de projetos a publicações no momento do depósito. Atualmente, a API OpenAIRE disponibiliza informação de mais de 10000 projetos financiados entre janeiro de 2000 a fevereiro de 2014, sendo previsível que até ao final do ano sejam incorporados outros em falta, entretanto aprovados em 2014 e 2015, e também as bolsas individuais.

O trabalho já desenvolvido, demonstra a relevância da infraestrutura OpenAIRE para apoiar:

  1. os organismos financiadores do espaço europeu de investigação, na monitorização das suas políticas de acesso aberto;
  2. os repositórios, na identificação de publicações que se configurem como resultado de projetos;
  3. os projetos, e seus investigadores e coordenadores, na disseminação dos seus resultados e disponibilização de listas de publicações para efeito de relatórios de projeto,
  4. as redes de repositórios e outros sistemas de informação científica nacional, na operacionalização de serviços de identificação e associação de projetos a publicações e conjuntos de dados científicos.

Especificamente, no quadro das atividades do RCAAP, o trabalho desenvolvido na infraestrutura OpenAIRE, vem apoiar a realização e monitorização da Política de Acesso Aberto da FCT, através:

a) da disponibilização do serviço web para identificação dos projetos;

b) da identificação de projetos em publicações já agregadas no portal OpenAIRE.

A equipa da UMinho em colaboração com o RCAAP irá levar a cabo nos próximos meses um conjunto de iniciativas dedicadas à identificação dos projetos financiados (FCT, 7ºPQ e H2020) nas publicações dos repositórios do RCAAP. Já no próximo mês de setembro serão realizados dois webinars para gestores de repositórios e outros profissionais de informação e administradores de ciência para melhor clarificar estas questões – participe!

openaire_connections

Tags: , ,

Categorias: blogue & notícias, internacional, nacional, OpenAIRE2020, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.