OpenAIRE publicou conjunto de folhetos com dicas práticas sobre o Acesso Aberto e Dados Abertos no Horizonte 2020

. 25 de Agosto de 2015

O OpenAIRE disponibiliza no seu portal informação de apoio dirigida a investigadores, coordenadores de projetos, administradores de ciência e gestores de repositórios sobre as políticas de Acesso Aberto da Comissão Europeia. Recentemente, publicou uma coleção de folhetos, em inglês,  sobre o Acesso Aberto no Programa Horizonte 2020. São folhetos com diferentes destinatários com o objetivo de clarificar os requisitos do mandato de Acesso Aberto no âmbito do H2020 e do projeto piloto dos Dados Abertos da CE.

factsheets_openaire2015

1) OpenAIRE Factsheet for Researchers – folheto com dicas práticas para investigadores sobre como cumprir com o mandado Open Access do Horizonte 2020 e o projeto piloto de Open Data, detalhando onde, quando e como depositar publicações e dados.

2) OpenAIRE Factsheet for Research Administrators – folheto com informações breves e conselhos para administradores/gestores de ciência sobre o Open Access no Horizonte 2020, incluindo dicas de serviços OpenAIRE, nomeadamente a criação de listas com as publicações dos projetos.

3) OpenAIRE Open Research Data Pilot Factsheet – folheto com um guia breve sobre o que é o projeto piloto de Dados Abertos do Horizonte 2020, quais as vantagens em participar, quais as áreas científicas envolvidas, incluindo dicas práticas de como criar um plano de gestão de dados e onde depositar dados de investigação.

Estes folhetos funcionam como breves guias e podem ser consultados e descarregados em www.openaire.eu/factsheets/support/h2020. Para além dos folhetos destacados em cima, estão disponibilizados outros e serão publicados brevemente mais dirigidos a gestores de repositórios e sobre serviços da infraestrutura OpenAIRE.

Mais informações de suporte em: www.openaire.eu/support/faq.

factsheets_openaire

Tags: , , ,

Categorias: guias & tutoriais, políticas, recursos & referência

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.