WEBINAR OpenAIRE sobre os apoios para financiar taxas de publicação em Acesso Aberto nos projetos do 7º PQ

. 2 de Setembro de 2015

Realizam-se nos próximos dias 28 e 29 de setembro dois webinars que visam clarificar como e onde se pode recorrer aos fundos que a Comissão Europeia disponibiliza para projetos do 7º Programa-Quadro, com a finalidade de financiar o pagamento das taxas requeridas por alguns editores para publicação em Acesso Aberto.

Decorre, desde abril do corrente ano, um projeto piloto da Comissão Europeia, para apoio à publicação em Acesso Aberto, que disponibiliza financiamento para projetos do 7º PQ já concluídos e por um prazo limite de dois anos após a data dessa conclusão. Para saber mais detalhes deste instrumento de apoio, participe no webinar destinado a Investigadores, coordenadores de projetos, administradores e gestores de ciência e bibliotecários.

WebinarOpenAIRE_setembro2015_publishingfunds

Resumidamente, este instrumento de apoio operacionalizado pelo projeto OpenAIRE2020, rege-se pelas seguintes regras e princípios gerais:

  • Foram disponibilizados pela CE quatro (4) milhões de euros para apoiar o pagamento de taxas de publicação em Acesso Aberto (APCs) para projetos do 7º PQ, até dois anos após a data final do acordo de financiamento.
  • Só serão financiadas até três (3) publicações por projeto. Os tipos de publicações que podem receber estes apoios são: artigos, livros, capítulos de livros, e atas de conferências.
  • Só as publicações com revisão por pares podem obter financiamento. Poderão ser requeridas evidências do processo de revisão por pares.
  • Só são considerados elegíveis para financiamento os custos de publicação faturados depois da data final do projeto.
  • Está disponível um sistema centralizado onde podem ser efetuados os pedidos e pode ser monitorizado todo o processo – https://postgrantoapilot.openaire.eu. Os pedidos serão processados por ordem de entrada no Sistema. Estes pedidos podem ser submetidos diretamente pelos investigadores (autores) ou – preferencialmente – com a intermediação de um serviço competente na instituição, como a biblioteca ou o gabinete de projetos/investigação, onde a verificação dos critérios de elegibilidade pode ser feita previamente. Para pedidos de financiamento feitos diretamente pelos autores, a elegibilidade e faturação serão geridos centralmente pelo OpenAIRE.

Podem ser obtidas mais informações nas seguintes ligações:

Tags: ,

Categorias: blogue & notícias, nacional

Sobre o Autor ()

Especialista de Informação e Gestor de projetos Open Science. Bibliotecário. Chefe de Divisão nos Serviços de Documentação da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.