Open Journal Systems no Portal RCAAP

Com a introdução de revistas científicas nos recursos do Portal RCAAP foi necessário reformular as “Condições de Agregação do Portal RCAAP”, tanto para a aceitação dos conteúdos revistas científicas como para o caso dos dados científicos.

Estas condições definem quais as características dos metadados e os requisitos técnicos necessários para que as revistas científicas passem a ser agregadas no Portal RCAAP.

Ainda no âmbito deste projeto, foi criado o Serviço de Alojamento de Revistas Científicas (SARC) com o Open Journal System (OJS), um sistema open-source com provas dadas pelo mundo fora e com algumas instâncias já em funcionamento em Portugal.

O Tutorial AGREGAÇÃO DE REVISTAS CIENTÍFICAS COM OJS NO PORTAL RCAAP pretende descrever quais os passos necessários para que as revistas que utilizam este sistema possam de forma mais automatizada, integrar o Portal RCAAP, dando-lhe ainda maior visibilidade e ir ao encontro do que são as diretrizes DRIVER.

Este recurso disponibilizado pelo Projeto RCAAP revela-se de grande utilidade mesmo para quem não tem grandes conhecimentos técnicos!

URL: http://projecto.rcaap.pt/index.php/lang-pt/consultar-recursos-de-apoio/remository?func=fileinfo&id=352

 

Autor: José Carona Carvalho

Gestor de Projeto no Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho. Gestão dos serviços de informação, apoio e formação são as áreas de intervenção.

Post a Comment