By 10 de Maio de 2017 Read More →

Acordo Internacional reforça aliança entre redes de repositórios de todo o mundo

No passado dia 8 de maio de 2017 em Veneza – Itália, várias redes de repositórios regionais e nacionais aprovaram formalmente um acordo internacional que irá conduzir a um melhor alinhamento das redes de repositórios em todo o mundo. O objetivo do acordo é melhorar a cooperação entre redes de repositórios nacionais e regionais, identificando princípios comuns e áreas de colaboração que conduzirão ao desenvolvimento de serviços globais.

Os repositórios desempenham um papel fundamental e crescente no apoio ao Acesso Aberto e à Ciência Aberta, e existem milhares de repositórios por todo o mundo que oferecem acesso a artigos científicos, dados de investigação e outros tipos de conteúdo. Cada vez mais, estes repositórios estão ligados através de redes nacionais e regionais que definem diretrizes para as respetivas comunidades, e oferecem valiosos serviços sobre os conteúdos que disponibilizam. No entanto, dada a natureza internacional da investigação científica, é fundamental que estas redes de repositórios trabalhem em conjunto para garantir a sua interoperabilidade, ao mesmo tempo que suportam as necessidades específicas das suas comunidades locais.

O acordo internacional, desenvolvido pela COAR – Confederation of Open Access Repositories – irá promover relações mais estreitas entre as redes regionais e servirá de enquadramento para a realização de atividades específicas, incluindo a troca de metadados entre diferentes redes, a adoção de diretrizes e APIs comuns , bem como a implementação de funcionalidades partilhadas. O acordo foi assinado por representantes da Austrália, Canadá, China, Europa, América Latina, Japão, África do Sul e Estados Unidos.

“Partilhamos a visão comum de uma infraestrutura de Ciência Aberta distribuída e baseada na comunidade, a nível mundial”, referiu Eloy Rodrigues, presidente da COAR. “Mas para alcançar esta visão, temos de trabalhar juntos”. Nas próximas semanas o COAR, juntamente com os signatários, irá trabalhar para definir os vários níveis de colaboração, com o objetivo de posicionar os repositórios como a bases para um espaço de conhecimento global e comum.

O acordo pode ser consultado em: https://www.coar‑repositories.org/activities/advocacy‑leadership/aligning-repository-networks-across-regions/

 

 

Autor: Eloy Rodrigues

Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho

Comments are closed.