By 30 de Novembro de 2017 Read More →

Ciência Aberta: aspetos legais | OpenAIRE webinar

Durante a Semana de Acesso Aberto, que decorreu entre 23 e 29 de outubro, um dos temas abordados foram as questões legais (Legal aspects of Open Science), dada a pertinência no contexto do acesso aberto à ciência.

Neste webinar tentou-se abordar por um lado, as questões formais associadas aos direitos de autor e, por outro, demonstrar que o conceito – Ciência Aberta – é indissociável: do Acesso Aberto e da possibilidade de reprodução dos métodos científicos[1], da existência uma revisão por pares transparente[2], da implementação de um modelo de citações aberto, baseado no modelo RDF[3] e da possibilidade de aceder aos dados que estiveram na base da construção do conhecimento[4]. Estes representam os pilares da Ciência Aberta, no sentido de a tornar mais eficiente, transparente, responsável, impactante, acessível, inovadora e que seja alavancada e difundida.

Caso queira recordar, assistir ou recolher informação adicional, por favor consulte aqui:

– apresentação (slides) – https://www.slideshare.net/OpenAIRE_eu/openaire-webinars-during-oa-week-2017-legal-aspects-of-open-science-prodromos-tsiavos  e https://www.slideshare.net/OpenAIRE_eu/openaire-webinars-during-oa-week-2017-legal-aspects-of-open-science-thomas-margoni

– gravação do webinar – https://webinars.eifl.net/2017-10-26_OpenAIRE_OA_Week_Thu26AM/index.html

[1] Open Methodology

[2] Open Peer Review

[3] Open Citation

[4] Open Data

Autor: Paula Moura

Open Access Projects | Universidade do Minho – Serviços de Documentação

Comments are closed.