FOSTER Plus – o que se segue?

. 6 de Fevereiro de 2018

O projeto FOSTER Plus inicia o ano de 2018 com o desenvolvimento de um policy briefing intitulado Roadmap for Implementing Open Science Training Practices in Research Institutions. Este roteiro pretende responder ao recentemente publicado relatório da Comissão Europeia Providing researchers with the skills and competencies they need to practise Open Science , que indicia uma forte necessidade de conscientização sobre a Ciência Aberta e as oportunidades de formação existentes, nas áreas do acesso aberto e dos dados abertos.

No âmbito do projeto está a ser preparado um toolkit cobrindo variadas temáticas da ciência aberta, como publicação científica, dados científicos, peer review e métricas abertas, ética e proteção de dados, licenciamento, entre outras, que irá ser disponibilizado no portal FOSTER.

A próxima atividade planeada é o Book Sprint, que visa criar um manual de formação em Ciência Aberta. De 12 a 16 de fevereiro de 2018, 14 especialistas irão juntar-se em Hanôver para desenvolver um novo recurso pedagógico que dê aos formadores métodos, instruções, esquemas de formação, exemplos e inspiração para que possam criar os seus próprios recursos de Ciência Aberta.

Siga-nos no twitter em @fosterscience e esteja sempre a par das novidades!

Tags: ,

Categorias: blogue & notícias, FOSTER, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.