Ciência Aberta como serviço na infraestrutura OpenAIRE – principais atividades do projeto OpenAIRE-Connect em 2018

. 19 de Julho de 2018

O projeto OpenAIRE-CONNECTing scientific results in support of Open Science (https://connect.openaire.eu/), visa implementar o conceito de Ciência Aberta como Serviço (Open Science as-a-service) na infraestrutura existente do OpenAIRE (www.openaire.eu), oferecendo ferramentas orientadas ao utilizador que enriquecerão o portfólio de serviços do OpenAIRE, nomeadamente o Research Community Dashboard direcionado para as Comunidades de Investigação e o Catch-All Notification Broker Service dedicado aos Gestores de Repositórios para a gestão das suas coleções.

O projeto OpenAIRE-Connect, que teve início em janeiro de 2017, avança agora para a fase de implementação do Research Community Dashboard – serviço destinado a investigadores, e do Catch-all Notification Broker Service (uma das funcionalidades do Content Provider Dashboard) – serviço destinado a gestores de repositórios.

Os Serviços de Documentação participam nas várias áreas de desenvolvimento do projeto, assegurando a coordenação da área de suporte e formação junto das Comunidades de Investigação e Gestores de Repositórios, na utilização dos serviços dedicados a estes dois stakeholders.

Atividades previstas para 2018

Durante o ano de 2018, destaca-se a disponibilização destes novos serviços na sua versão beta, a partir da qual são desenvolvidas fases de testes junto dos seus principais destinatários, Comunidades de Investigação (Gestores de investigação e Investigadores) e os Gestores de Repositórios, com o objetivo de testar o funcionamento dos serviços, identificar possíveis problemas/melhoramentos a introduzir e obter feedback por parte dos utilizadores. Os resultados desta fase de testes servirão para identificar os aspetos a corrigir e a partir deles implementar as melhorias necessárias com vista a corresponder aos objetivos delineados para os serviços e às necessidades dos seus stakeholders.

Adicionalmente são realizadas atividades relacionadas com a produção de materiais para comunicação e disseminação dos serviços junto dos stakeholders, monitorização da fase de piloto dos Dashboards, produção e disponibilização de materiais de suporte para Gestores de Repositórios e Comunidades de Investigação. Será ainda realizado um Workshop para Comunidades de Investigação e Gestores de Repositórios, onde se apresentarão os serviços desenvolvidos pelo OpenAIRE-Connect.

Durante este ano, destaca-se ainda a produção de novas guidelines, ainda em fase de elaboração e discussão pública, que se destinam à agregação de novos recursos de informação e a Gestores de Repositórios de Software:

Tags: , , , ,

Categorias: blogue & notícias, OpenAIRE-Connect, sobre os projetos

Sobre o Autor ()

Membro do Gabinete de Gestão de Informação Científica, Repositórios e Ciência Aberta dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da Universidade do Minho.

Comentários encerrados.